Sicredi apoia evento do segmento feminino do agro

O sistema Sicredi de cooperativas de crédito é um dos patrocinadores da 8ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agro (CNMA) e fomenta, de diferentes formas, a diversidade e a maior atuação feminina no agronegócio. O apoio de grandes empresas e instituições mostra a força e a importância do agronegócio brasileiro, em especial a força da liderança e do empreendedorismo feminino para o desenvolvimento do País.  

“Temos convicção do potencial do segmento e acreditamos que, com incentivos como esse, conseguiremos colocar as mulheres em ainda mais destaque no setor, oportunizando espaços de troca, desenvolvimento contínuo e domínio sobre pautas técnicas e de negócios”, compartilha o Diretor Executivo de Crédito do Sicredi, Gustavo de Castro Freitas.   

“O CNMA é um dos maiores eventos de mulheres do agronegócio na América Latina e uma oportunidade para o público feminino se manter conectado às tendências e às transformações do setor. O Congresso, que acontecerá nos dias 25 e 26 de outubro próximo em SP, possibilita uma imersão na realidade de outras mulheres – produtoras rurais, executivas de empresas do agro e profissionais do setor –, oportunizando trocas de experiências e novas redes de relacionamento que poderão inspirar novas soluções e negócios”, ressalta.  

No Sicredi, cerca de 23% dos associados do agronegócio são mulheres, somando mais de 164 mil associadas. Do saldo total da carteira atual de R$ 70 bilhões, 14,6% são contratados por mulheres que lideram atividades no campo.  Com mais de 120 anos de atuação e trabalhando em um sistema cooperativo, a instituição incentiva o desenvolvimento das comunidades onde estão presentes, defendendo pilares como educação, cooperação, atuação local e relacionamento, tendo as pessoas como protagonistas das suas ações. “Toda essa essência conversa muito com o propósito do CNMA, de destacar o papel das mulheres e oportunizar seu crescimento em um campo tão fundamental para nossa economia, como o agronegócio”.  

 Com esse foco, o Sicredi possui, também, diversas ações, como o Comitê Mulher, o Comitê Jovem e o Comitê de Inclusão, Diversidade e Equidade, todos com o objetivo de potencializar o debate sobre as pautas, por meio de ações educativas que preparam os públicos para assumir cargos de liderança e garantir a igualdade nas relações de trabalho e o respeito pelos direitos humanos.  “Temos também o Curso Mulher Empreendedora, lançado em 2023, de forma gratuita e on-line. Seu objetivo é ajudar mulheres que desejam ser donas do seu próprio negócio, ensinando estratégias empreendedoras e comunicacionais”, disse Gustavo de Castro Freitas.  

Visando promover o empreendedorismo feminino, o Sicredi também tem realizado captações no mercado nacional e internacional para fomentar o crédito voltado a elas. A carteira de crédito para empresas lideradas por mulheres (com mais de 50% do capital social) encerrou o ano de 2022 em R$ 7,7 bilhões, com mais de 228 mil operações.  “Nós acreditamos no potencial das mulheres nas diferentes áreas de atuação, incluindo o agronegócio, e confiamos na sua imensa capacidade de liderar o crescimento, contribuindo para uma sociedade mais próspera. Com o apoio ao evento, queremos reforçar que, não importa o tamanho ou o momento de cada negócio, as mulheres podem contar conosco para continuarem prosperando e cooperando na sua região”, encerra o diretor do Sicredi. 

Fonte: Mulheres do Agro 

Leave a Comment