Senar/SC capacita equipes do programa de assistência técnica e gerencial

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoveu, na última semana, duas edições de treinamentos em Lages para aperfeiçoamento metodológico do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). O primeiro evento reuniu técnicos da ATeG das regiões Norte, Vale do Itajaí e Serra. A segunda turma contou com a participação de técnicos do Sul e do Meio-Oeste. Nos dias 10 e 11 de outubro, a capacitação ocorrerá em Chapecó, com o público-alvo do Oeste e Extremo-Oeste. 

A ATeG é um serviço gratuito oferecido ao produtor rural catarinense pelo Senar/SC. “Seu foco é a geração de renda, melhoria da produção e da gestão rural de forma educativa. Todos os anos promovemos capacitações para aperfeiçoamento constante da equipe, e reforçar o foco em análise de indicadores é importante para melhorar a gestão das propriedades”, explicou a coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes. 

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, destacou que o treinamento é fundamental para atualizar as equipes que estão no dia a dia no campo, visando garantir a qualidade e a eficiência do programa. “O papel dos técnicos é levar conhecimento sobre manejo, tecnologia e gestão para que o produtor fortaleça sua atividade. Por isso, precisam estar preparados para atender às necessidades específicas de cada empresário rural”. 

A Assistência Técnica e Gerencial do Senar/SC vem contribuindo significativamente para promover inovações no campo e fortalecer o empreendedorismo rural. Atualmente, a ATeG beneficia 10 cadeias produtivas: agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura; ovinocultura de corte e piscicultura. De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, desde 2016, quando os primeiros grupos começaram a ser atendidos, o programa capacitou mais de 13.800 produtores rurais de vários segmentos em 284 municípios. “Os significativos resultados são realidade porque o produtor está interessado em obter conhecimentos e porque contamos com a dedicação de eficientes equipes e excelentes parceiros em todas as áreas”. 

Com duração de dois a quatro anos, a metodologia é aplicada em cinco etapas: diagnóstico produtivo individualizado; planejamento estratégico; adequação tecnológica; capacitação profissional complementar e avaliação sistemática dos resultados. Os eventos contaram com a presença da supervisora regional do Senar/SC, Stephanye Fanton, e também dos supervisores técnicos da ATeG: Jaison Buss, Pablo Ambrósio, Gerson Cunha, Taiane Plautz, Bruno Nesi, Célio Souza e Guilherme Romani. 

Fonte: MB Comunicação 

 

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