Cobalchini solicita linhas de crédito aos produtores de leite para combater a crise no setor

O deputado federal Valdir Cobalchini, coordenador da Frencoop nacional para a região sul do país, esteve no Ministério da Agricultura e Pecuária em busca de medidas que auxiliem os produtores de leite, devido à crise enfrentada pelo setor. A sugestão apresentada pelo deputado foi a criação de linhas de crédito subsidiadas para os produtores que contraíram financiamentos. O deputado também solicitou a abertura de mercados internacionais para exportação do leite e de seus derivados. Cobalchini foi recebido pelo Secretário Executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária e número dois da Pasta, Irajá Lacerda. O encontro dos dois foi voltado para o alinhamento de novas estratégias de apoio aos produtores.  

Durante o encontro, o parlamentar ressaltou que a questão da importação está bem encaminhada, com a publicação do Decreto que desestimula a compra de leite de outros países, mas ainda há muito a ser feito. “Não podemos parar, SC é o 4º produtor de leite do Brasil, nossos produtores merecem apoio. Precisamos fortalecer a produção leiteira, aumentar a competitividade e manter esse importante segmento”, disse o parlamentar catarinense.  

Antes da audiência, Valdir Cobalchini havia protocolado três requerimentos cobrando uma posição dos Ministros da Agricultura Carlos Henrique Fávero, do Desenvolvimento Agrário Paulo Teixeira e da Fazenda Fernando Haddad, em defesa dos produtores locais. Dados levantados pelo parlamentar apontam que o Brasil importou, neste ano, 70 mil toneladas de leite, um volume mais de três vezes superior ao mesmo período do ano passado. Diante dessa situação, os produtores de leite em Santa Catarina estariam apreensivos. 

Fonte: Assessoria 

Leave a Comment

Pular para o conteúdo