Seminário da ATeG valoriza cadeia produtiva da bovinocultura de leite

O Seminário Regional da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), com foco na bovinocultura de leite, promovido pelo Sistema Faesc/Senar-SC, foi um sucesso. O evento ocorreu no Parque da Efapi, em Chapecó (SC), durante o Tec Agro 2023 e reuniu mais de 600 produtores das regiões do Meio Oeste, Oeste e Extremo Oeste, dirigentes sindicais, lideranças, supervisores regionais e equipe técnica da ATeG. 

Na cerimônia de abertura, o presidente do Sindicato Rural de Chapecó e vice-presidente regional da Faesc, Luiz Carlos Travi, destacou a importância da iniciativa. O vice-presidente executivo da Faesc, Clemerson Pedrozo, agradeceu o trabalho das equipes do Senar/SC, que se dedicam diariamente para atender os produtores rurais do Programa ATeG. Ele também reconheceu o comprometimento dos dirigentes sindicais. 

“Temos orgulho do agro brasileiro, e o leite é um dos principais produtos agropecuários do Brasil. Falam que estamos entre os melhores do mundo, somos um dos países que mais exporta grãos e carnes, o que mais cresce e, tudo isso é verdade, mas resulta de um trabalho feito com muita dificuldade e engajamento pelos produtores e demais envolvidos na cadeia produtiva”, frisou Clemerson. 

Em seguida, a ATeG Bovinocultura de Leite em Santa Catarina foi apresentada pela coordenadora estadual do programa, Paula Coimbra Nunes. Ela destacou que a iniciativa difere da assistência técnica convencional porque leva a gestão para as propriedades. 

“Hoje vivenciamos esse momento especial na atividade de leite, mas é importante destacar que atendemos 10 cadeias produtivas no Estado. O número de produtores que passaram pelo programa, desde 2016, é expressivo. Somente na bovinocultura de leite, foram mais de 6.400 produtores durante todo esse período. Atualmente, o número de participantes da ATeG Bovinocultura de Leite soma 2.715 pessoas em todo o Estado. Esse programa é um sucesso graças ao trabalho e ao esforço de cada um dos produtores que se compromete em inovar no dia a dia.” 

Outro momento importante foi a palestra “Aumento da eficiência econômica de sistemas de produção de leite em tempos de preços e custos desafiadores”, com o engenheiro agrônomo Dr. Wagner Beskow. O palestrante ressaltou a importância de abordar o tema, mencionando que, nesse momento de preços baixos, muitos produtores enfrentam dificuldades para fechar as contas. 

“Muitos deles não conseguem fechar as contas e têm um negócio que é potencialmente muito lucrativo, tanto que conseguem crescer mesmo nesses períodos de crise”, destacou ao mencionar alguns exemplos que levou para o evento. 

Por fim, os produtores rurais apresentaram seus cases de sucesso da ATeG, realizada pelo Senar/SC, em parceria com os Sindicatos Rurais. 

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, os significativos resultados são realidade porque os produtores são muito dedicados e estão cada vez mais interessados em obter conhecimentos. Há também a dedicação de equipes eficientes e excelentes parceiros em todas as áreas. 

“Estamos felizes com a repercussão dos cases apresentados no Seminário do ATeG na Tec Agro – um evento que contribui para a inovação do setor”. 

Fonte: MB Comunicação 

Leave a Comment