Projeto “Plantando para o Futuro” rende bons frutos em Santa Catarina

“As crianças estão entusiasmadas com a evolução da horta. Estão encantadas com a diferença entre a mudinha e a fase de colheita”, avalia Gilsonei Duarte, prestador de serviço e instrutor do Senar/SC, após a segunda colheita do Projeto Plantando para o Futuro: Horta Escolar, desenvolvido com os alunos da EEB Nossa Senhora, no município de Angelina, Sul catarinense. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

Satisfeito com os resultados até o momento, o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destaca que a iniciativa vem contribuindo para a formação de pessoas responsáveis e atuantes na comunidade em que vivem. “Trata-se de uma ação que incentiva o trabalho voluntário e contribui para o desenvolvimento das atividades colaborativas. Além disso, estimula a adoção de hábitos alimentares saudáveis”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, argumenta que o desenvolvimento do projeto tem sido uma importante ferramenta pedagógica, contribuindo para aprimorar competências de planejamento, resolução de problemas, implementação de projetos e tomada de decisões. “A iniciativa também é fundamental para manter relacionamentos saudáveis e para a educação ambiental”.

Após a implementação do projeto sob a coordenação do Senar/SC, os alunos e seus professores ficam responsáveis pelo manejo posterior da horta. Em seguida, parte da colheita é destinada à merenda escolar, reforçando a alimentação das crianças e proporcionando variedade nas opções alimentares. Dessa forma, os alunos aprendem a trabalhar com a terra, produzindo alimentos saudáveis e melhorando não apenas sua própria alimentação, mas também a de seus familiares. 

Fonte: MB Comunicação 

Leave a Comment