Cooperalfa desenvolve projeto com a prática da sustentabilidade

No dia 22 de novembro, foi celebrado o Dia da Consciência Ambiental. Uma data que tradicionalmente chama a atenção para um assunto que ganha cada vez mais destaque e é um dos compromissos da Cooperalfa: produzir e manter um ambiente cada vez mais sustentável. 

Para debater mais sobre esse tema, foi organizado um episódio do podcast Argumento Alfa, no qual participaram o 1º vice-presidente da Cooperalfa, Cládis Jorge Furlanetto; o engenheiro agrônomo e coordenador da assessoria Ambiental da Alfa, Clenoir Soares; e o assessor de Desenvolvimento Cooperativista, Genuir Parizotto. 

Durante o bate-papo, os convidados ressaltaram a preocupação da cooperativa com a preservação dos recursos naturais, destacando que várias atividades possuem suas respectivas exigências. “A Alfa completou 56 anos e sempre teve essa preocupação sobre como produzir alimentos com um olhar voltado às gerações futuras e ao cuidado ambiental. Diante disso, a cooperativa acompanhou as inovações, e um dos exemplos é o sistema de plantio direto na palha, que completou 40 anos e está diretamente ligado à preservação do solo, o maior patrimônio do produtor. Do mesmo modo, as outras atividades também seguiram o mesmo caminho”, exemplifica o 1º vice-presidente, mencionando que, enquanto muitos produtores enfrentam desafios, a cooperativa tem obtido melhorias nos índices de produtividade, fruto da união do trabalho de associados e equipe técnica, sempre acompanhando a pesquisa e o desenvolvimento. 

Além disso, é perceptível o destaque do envolvimento da Alfa nessa missão de fazer um uso cada vez mais sustentável dos recursos, afirmaram Cladis e Clenoir, ao salientar que mais de 90% das embalagens de defensivos agrícolas comercializados pela Alfa passam pelo processo retornável, protegendo o meio ambiente. 

Na avaliação dos gestores, a tendência para o futuro é que tanto a cooperativa como todos os envolvidos diretamente no agronegócio tenham que reforçar os cuidados na hora de produzir por tempo indeterminado, evitando prejuízos aos recursos naturais. 

Para conceder suporte às práticas desenvolvidas pela cooperativa, há nove anos foi criado o setor ambiental, que conta com uma equipe multidisciplinar formada por 11 profissionais capacitados. A Cooperalfa mantém esse olhar voltado às práticas de ESG, tão difundidas na atualidade, principalmente no meio corporativo. Entre as primeiras ações previstas está o levantamento sobre projetos que já são realizados, atendendo especialmente ao mercado europeu. Ao todo, seis áreas da cooperativa estruturam o projeto de ESG, com um olhar eficiente para tudo que a Alfa possa melhorar e prosseguir com o que já realiza e se destaca, concluem os dirigentes da cooperativa. 

Fonte: Cooperalfa 

Leave a Comment