Formatura de Jovens e Mulheres Cooperativistas em Cunha Porã

A direção da Cooperativa Auriverde, seus cooperados e colaboradores, participaram de mais um evento que evidencia a importância da formação e desenvolvimento de pessoas para a cooperativa. Cerca de 27 jovens e 39 mulheres, em especial, participaram do evento, marcando uma nova fase em suas vidas: a conclusão de uma etapa e o início de um novo ciclo. Foi a formatura dos jovens e mulheres que concluíram os programas de formação, Liderança Juvenil Catarinense – JCC e o Programa Mulheres Cooperativistas, respectivamente. O evento ocorreu na SER Auriverde, em Cunha Porã, e os participantes são dos municípios da região de abrangência da Auriverde no oeste catarinense. 

Esses importantes programas de formação são desenvolvidos há vários anos pela direção da Cooperativa Auriverde, beneficiando cerca de 250 jovens e 220 mulheres até o momento. Apesar de terem públicos-alvo distintos, os objetivos de ambos são muito semelhantes, visando apresentar e difundir a doutrina cooperativista, promover a melhoria da gestão das empresas rurais, tornar a cooperativa mais transparente e, principalmente, promover o autodesenvolvimento dos participantes. Durante os programas, são abordados temas como comunicação e oratória, protagonismo feminino e juvenil, técnicas de autoconhecimento e autovalorização. Além disso, ambos os grupos são convidados a fazer parte de núcleos de trabalho. 

A solenidade de formatura foi marcada pela satisfação de uma etapa concluída e pela emoção da conquista e da evolução de cada um. Jovens e mulheres receberam seus certificados e puderam confraternizar com a direção da Auriverde, professores e familiares. A decoração magnífica em um ambiente requintado valorizou ainda mais o evento e as pessoas ali presentes. Mensagens emocionantes dos participantes, música, conversas agradáveis e muitos sorrisos criaram uma aura de energia positiva e paz. 

Nesta cerimônia de formatura, a direção da Auriverde convidou os cooperados Lucas Friedrich e Larissa Ramm Dessoy, ambos egressos dos programas de formação Fojolico, Jovem Coop e Mulheres Cooperativistas, para relatarem suas histórias de vida, suas experiências profissionais fora da propriedade e o retorno à cooperativa. Ambos, sem dúvida, utilizaram os conhecimentos adquiridos nas formações em suas vidas e famílias. 

Os dirigentes da Auriverde marcaram presença, e nas palavras do presidente Claudio Post, que falou em nome da direção da Auriverde: “A formação de cooperados e colaboradores é uma questão estratégica e tem prioridade em investimentos na Auriverde. No passado, não tínhamos acesso a tantas alternativas de formação, o que tornava mais difícil a formação de lideranças. Atualmente, com o apoio do SESCOOP e recursos disponibilizados pela Auriverde, temos feito um excelente trabalho e estamos colhendo os resultados. Na direção da Auriverde, vários jovens e mulheres egressos desses programas fazem parte da liderança, conselho fiscal e conselho de administração. Parabéns às mulheres e jovens formandos dos programas Juventude Cooperativista e Mulheres Cooperativistas”. 

Fonte: Auriverde

 

Leave a Comment