5º encontro com adidos agrícolas conta com presença do Sistema OCB

Representantes do Sistema OCB participaram do 5º Encontro Nacional dos Adidos Agrícolas, promovido pelo Ministério da Agricultura (Mapa) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Débora Ingrisano, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas; Pamela Lima, coordenadora de Negócios; e Carolina Teodoro, coordenadora de Economia e Mercado da Ocepar, estiveram presentes durante as rodadas de conversas presenciais entre o setor privado e os 28 adidos agrícolas brasileiros que atuam em 27 países, além dos nove novos adidos designados que devem assumir seus postos em 2024. 

Foram apresentados 61 pleitos de nove cooperativas com dúvidas relacionadas ao acesso aos mercados em que os adidos atuam. “Em reuniões de 30 minutos cada, buscamos esclarecer questões como dificuldade para exportar, características específicas de cada mercado, produtos mais procurados e com maior potencial de vendas, entre outros”, explicou a coordenadora Pamela Lima. Segundo ela, a participação do Sistema OCB no evento foi crucial para estreitar o relacionamento com os profissionais brasileiros que atuam como ponte na facilitação do acesso a mercados no exterior. “Os adidos conhecem os potenciais comerciais dos países onde atuam e oferecem uma contribuição ímpar para a nossa atuação internacional”, acrescentou. 

As informações coletadas durante as reuniões com os adidos serão compiladas em um documento que será enviado às cooperativas com todas as orientações recebidas e necessárias para a entrada ou expansão delas nos mercados externos. “Foi realmente um encontro muito produtivo e que, com certeza, trará resultados muito positivos para as nossas cooperativas”, afirmou Débora Ingrisano. 

Além do Sistema OCB, outras 19 associações de diversos setores, representando cerca de 75% do Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio, tiveram a oportunidade de expor suas demandas aos adidos. Sob supervisão da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, esses profissionais realizam missões permanentes de assessoramento junto às representações diplomáticas brasileiras no exterior para identificar oportunidades, desafios e possibilidades de comércio, investimentos e cooperação para o agronegócio brasileiro. 

“Somente neste ano, conseguimos a abertura de 65 novos mercados no exterior com a colaboração de nossos adidos. As rodadas de negociações prometem expandir ainda mais esse número. Intensificamos o diálogo com as diversas cadeias produtivas e retomamos o diálogo internacional. Como resultado desse esforço conjunto, estamos impulsionando o aumento das exportações brasileiras e a inserção de novos produtos nos mercados internacionais”, declarou Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais. 

Fonte: Sistema OCB 

Leave a Comment