Algo de positivo no agro nesse final de ano

Por Ivan Ramos – diretor executivo da Fecoagro

Em meio a tantas notícias ruins neste final de ano no agro, surgem informações positivas, tanto no setor agropecuário como no cooperativismo. Durante as comemorações dos 32 anos da Epagri, após a fusão da Acaresc, Empasc e Acarpesc, na presença do governador Jorginho Mello, quatro deputados e lideranças do setor, a Epagri recebeu o Certificado de melhor empresa pública de Santa Catarina. Este reconhecimento reflete o compromisso da empresa com a pesquisa e extensão rural em nosso estado ao longo de suas competentes gestões. A Epagri conta com um número expressivo de pesquisadores e difusores de tecnologias, honrando sua profissão e contribuindo para o sucesso da nossa agropecuária, com reconhecimento nacional. A honra recebida neste ano também é creditada aos gestores da empresa de outras épocas. Apesar de ser uma empresa pública sujeita às consequências das mudanças de comando governamental, seu sistema de gestão está consolidado. Seu quadro técnico, intermediário e da linha de frente asseguram a continuidade do sucesso de uma gestão eficiente, destacando-se entre as empresas públicas de Santa Catarina, merecendo cumprimentos. 

No âmbito do cooperativismo, dois destaques positivos merecem destaque neste final de ano. O primeiro foi a conquista pela Fecoagro da certificação ISO 9001, atestando uma gestão de qualidade conforme as regras internacionais do setor. Em um ano repleto de desafios no mercado nacional e internacional, onde seguir as regras de gestão se tornou mais difícil, a Fecoagro obteve essa certificação, recebendo elogios dos auditores que acompanharam os processos de gestão internos, além do reconhecimento externo. Esta certificação de qualidade na gestão contou com a dedicação de sua equipe de colaboradores e agora precisa ser mantida e aprimorada. 

Em Brasília, o Sistema OCB -SESCOPP concedeu o prêmio Somos Coop, Excelência em Gestão, a 52 cooperativas classificadas em diversos ramos. Algumas catarinenses aderentes ao PDGC-Programa de Desenvolvimento de Gestão de Cooperativas foram reconhecidas. Este prêmio, realizado a cada dois anos pela Fundação Nacional de Qualidade, um órgão internacionalmente reconhecido em avaliações de gestão, destacou o avanço das cooperativas catarinenses na qualidade de gestão em nível nacional. A Fecoagro e a Cooperativa Magna, responsável pelo Colégio CEM em Concórdia, juntamente com mais quatro cooperativas do ramo de crédito, receberam medalhas de prata. A Fecoagro, a cooperativa Magna e duas Unicredis, Viacredi e Coomarca, avançaram em 2023 nos níveis avaliados. Isso indica que estão mais próximas da excelência em gestão. Este Prêmio é concedido em anos ímpares e é estruturado em quatro níveis: primeiros passos; compromisso com a excelência; rumo à excelência e excelência em gestão das cooperativas no país. São reconhecidas as categorias bronze, prata e ouro em cada nível. Na última edição, em 2021, a Fecoagro conquistou o prêmio de primeiros passos. Agora, alcançou um novo nível, compromisso com a excelência, e a cada edição tem avançado na busca pela excelência. 

Portanto, o cooperativismo catarinense brilha e sua gestão assegura que está no caminho certo para honrar seus objetivos, defender os princípios cooperativistas e entregar resultados aos seus associados. Em meio a tanta negatividade neste ano de 2023, é importante destacar que nem tudo está perdido e que a persistência na busca dos objetivos pode proporcionar bons frutos para quem planta e sabe cultivar seu pomar. A força da união, mais uma vez, comprova que juntos somos mais fortes. Pense nisso. 

Fonte: Fecoagro 

Leave a Comment