Governador do Paraná apresenta Nova Ferroeste a catarinenses que estão investindo no estado paranaense

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, recebeu em audiência os presidentes da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Leonir Antônio Broch, e da Aurora Coop, Neivor Canton, para apresentar o estágio atual do projeto da Nova Ferroeste aos empresários. A estrada de ferro, que visa conectar de maneira mais eficiente os produtores de grãos e de proteína animal das regiões Sul e Centro-Oeste, está na fase final de licenciamento ambiental. Proposto pelo Governo do Paraná, o projeto da ferrovia estabelece uma conexão direta das cadeias produtivas, reduzindo custos logísticos. O investimento logístico moderniza a conexão atual entre Cascavel e Guarapuava, conectando Maracaju, no Mato Grosso do Sul, a Paranaguá, no Litoral do Paraná, com ramais para Foz do Iguaçu e Chapecó, em Santa Catarina. 

“O setor produtivo necessita, cada vez mais, de eficiência logística para exportar todos os alimentos produzidos para outros países, por meio dos portos de Santa Catarina ou do Porto de Paranaguá. A Nova Ferroeste está com o projeto bem avançado, agora focado na análise ambiental, para depois partir para a parte operacional”, afirmou o governador. “A Nova Ferroeste está prestes a entrar em 2024 na reta final do processo de licenciamento. É uma etapa importante que deve durar de 9 a 12 meses para garantir a segurança ambiental do projeto”, destacou o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Fagundes. 

O projeto da ferrovia cria uma ligação direta das cadeias produtivas a um menor custo logístico, modernizando a conexão entre Cascavel e Guarapuava, e interligando Maracaju, no Mato Grosso do Sul, a Paranaguá, no Litoral do Paraná, com ramais para Foz do Iguaçu e Chapecó, em Santa Catarina. O traçado passa pela região dos Campos Gerais, onde a Aurora Coop assumiu, em outubro, uma planta industrial de suínos das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal. Como contrapartida, as cooperativas paranaenses passaram a integrar o quadro de associadas da Aurora. 

“Tivemos a satisfação de concluir recentemente nossa intercooperação com três importantes cooperativas do Paraná, podendo, juntos, promover a suinocultura nos Campos Gerais. Com isso, com os planos do Governo do Estado, já estamos pensando em um futuro ainda mais abrangente na produção de suínos no Paraná”, afirmou o presidente da Aurora Coop, Neivor Canton. A Aurora Coop também controla uma unidade frigorífica em Mandaguari, na região Noroeste do Paraná. Com as duas plantas, a Aurora emprega mais de 4 mil pessoas no Paraná. De acordo com o executivo, a cooperativa pretende investir mais de R$ 700 milhões para expandir a capacidade produtiva das unidades nos próximos anos. 

Estiveram presentes na reunião o secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara; o superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti; o diretor-presidente da Cooperativa Castrolanda, Willem Berend Bowman; e o presidente executivo da Capal Cooperativa Agroindustrial, Erik Bosch. 

Fonte: AEN 

Foto: Ari Dias/AEN 

 

Leave a Comment