Senar/SC recebe homenagem da Alesc pela contribuição ao desenvolvimento da apicultura de SC

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC) esteve entre os homenageados pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em razão dos notáveis serviços prestados ao desenvolvimento da apicultura e meliponicultura catarinense. O reconhecimento ocorreu durante sessão solene, realizada no Plenarinho da Assembleia, para prestigiar os desbravadores e as instituições responsáveis pela expansão do setor.  

Destaque em qualidade e excelência, o mel catarinense ganhou notabilidade em seis concursos mundiais. Foi isso que motivou a homenagem a personalidades e instituições que contribuíram na sua cadeia produtiva – iniciativa do deputado Padre Pedro Baldissera. O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, recebeu o reconhecimento e destacou o expressivo trabalho desenvolvido pela entidade por meio dos Programas de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) nas áreas de Apicultura e Agroindústria Apícola. “A ATeG nessas duas áreas do segmento apícola vem sendo essencial para promover o desenvolvimento do setor”.  

O vice-presidente de finanças da Faesc e vice vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Antônio Marcos Pagani de Souza, também esteve presente no evento e recebeu homenagem pelo trabalho desenvolvido pelo Sebrae.  O secretário de Estado da Agricultura, Valdir Colatto, conclamou os presentes para organizar a Câmara Setorial do Mel. “Vamos aproveitar todo o conhecimento adquirido para decidir quais projetos implementar, qual será o aporte de recursos e juntar forças para alavancar ainda mais o setor”.  

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, o trabalho da ATeG Apicultura tem transformado as propriedades com um eficiente controle da nutrição, sanidade, genética, análise de gestão, manejos dos espaços, entre outros. Com relação à ATeG Agroindústria Apícola, ele destaca que é um dos mais novos programas de assistência técnica investidos pelo Senar/SC e já traz resultados expressivos.  Lançado em 2022, o Programa ATeG Agroindústria Apícola representou mais um passo certeiro para otimizar recursos, aperfeiçoar a escala e fortalecer a qualidade dos produtos da apicultura e meliponicultura, gerando renda e conquistando novos mercados.  

Fonte: MB Comunicação 

Leave a Comment