ATEG Apicultura promove dia de campo em Porto União

Manejo produtivo, produção e comercialização de própolis foram os principais temas abordados durante o Dia de Campo realizado na última semana em Porto União pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) focado na Apicultura. A iniciativa ocorreu na comunidade de Santa Maria e foi desenvolvida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Irineópolis, presidido por Francisco Eraldo Konkol. 

Apicultores de Porto União, Irineópolis e demais municípios da região participaram do Dia de Campo, onde o apicultor Celso Dionisio Drosdoski, o maior produtor de própolis da região, apresentou as principais técnicas de manejo produtivo aplicadas em sua propriedade. O evento foi acompanhado pela técnica de campo da ATeG, Franciélli Cristiane Gruchowski Woitowicz, e pelos supervisores técnicos Taiane Caroline Plautz Pscheidt e Rafael Loregian, que expressaram a satisfação dos participantes com o sucesso do dia de campo. 

A Assistência Técnica e Gerencial proporciona aos apicultores o acompanhamento em todas as etapas da produção, desde atividades de campo até processos gerenciais. Durante dois anos, os técnicos realizam visitas mensais aos produtores, auxiliando no desenvolvimento das propriedades. A coordenadora do programa em SC, Paula Araújo Dias Coimbra Nunes, explica que o acompanhamento é personalizado, seguindo uma metodologia que engloba diagnóstico produtivo, planejamento estratégico, adaptação tecnológica, capacitação profissional adicional e avaliação sistemática dos resultados. 

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, destaca que, no período de 2016 a 2023, a ATeG na área apícola atendeu 756 propriedades em 103 municípios, totalizando mais de 48 mil horas de consultoria. “Este ano estamos trabalhando com 17 grupos, totalizando 520 produtores atendidos, e nosso objetivo é fortalecer ainda mais este trabalho que nos enche de orgulho pelos resultados positivos”. 

Para o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, o avanço da apicultura em Santa Catarina é significativo, e a iniciativa está transformando as propriedades por meio de um eficaz controle de nutrição, saúde, genética, análise de gestão, manejo dos espaços, entre outros. “Nossas expectativas para este ano foram superadas, e temos certeza de que os indicadores continuarão crescendo, aumentando a produtividade, inovações e a renda das famílias”. 

Fonte: MB Comunicação 

 

Leave a Comment