Fecoagro incrementa desempenho com ferramenta tecnológica inovadora de gestão

A Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro) apresentou, em 2023, um incremento de desempenho em cerca de 70% dos seus indicadores de gestão, definidos por gestores com a contratação de uma ferramenta tecnológica inovadora. Por meio de consultoria e de uma plataforma que reúne um modelo de gestão completo, com agendas e tarefas, análise de desempenho por indicadores e gestão de projetos, a instituição alavancou seus resultados em direção ao que considera sua principal missão: fortalecer as cooperativas filiadas.  

O projeto começou em junho de 2023, com a contratação da Congres, empresa de consultoria e tecnologia que oferece uma plataforma de gestão estratégica integrada à gestão da rotina. Em linhas gerais, a partir da ferramenta denominada CongreSpace, o colaborador e o gestor da Fecoagro podem listar e acompanhar tarefas, projetos e objetivos estratégicos previamente estabelecidos.  

A consultoria apostou no potencial de trabalho em equipe da Fecoagro para chegar a 135 indicadores a partir de um caminho que começou pela missão central de fortalecer as cooperativas filiadas. Esse primeiro objetivo foi desdobrado em outros três processos considerados essenciais para a gestão:  rentabilidade e competitividade; representatividade institucional e cooperativista e práticas de ESG e gestão. 

A plataforma se baseia em uma metodologia científica e transforma os objetivos e tarefas em quantificáveis, ou seja, em dados que podem ser acompanhados por gráficos para que se verifique o incremento ou as perdas em cada indicador. De acordo com o consultor Jorge Eduardo Tasca, com os 135 indicadores de desempenho é possível entender globalmente como a Fecoagro está caminhando rumo aos seus objetivos. Mensalmente os dados são alimentados, o que permite que cada indicador tenha gráficos próprios de acompanhamento. “A partir da atualização, uma dashboard de desempenho faz a análise sobre os resultados de cada mês, para que se perceba como a Fecoagro está evoluindo”, comenta.  

Além da possibilidade de mensurar os indicadores, a ferramenta também oferece agenda corporativa e integrada de todos os colaboradores, com a gestão de tarefas rotineiras e também as demandas de projetos. Tanto os projetos como as tarefas implementadas na agenda – eram 5600 até janeiro – também permitem um acompanhamento mais detalhado dos processos da Fecoagro.   

Os resultados estabelecidos para Fecoagro em seis meses de imersão na ferramenta revelaram, segundo o consultor, um uso exemplar da sua potencialidade, além de um aprimoramento considerável em praticamente todos os indicadores, o que resultou em um aumento também no indicador global da instituição. “Agora em 2024 vamos modificar o que for necessário para as novas metas da instituição para esse ano, mas tenho certeza de que, com o comprometimento e o trabalho em equipe, que são marcas da Fecoagro, o caminho será de ainda mais sucesso”, finaliza. 

Fonte: Fecoagro 

Leave a Comment