A tecnologia agrícola mais uma vez em campo

Por Ivan Ramos, diretor executivo da Fecoagro

Existe um ‘slogan’ no agronegócio que é repetido com frequência e diz: ‘Entra ano e sai ano, e os problemas continuam’ no setor. Essa referência tem sido usada para reclamar a falta de decisões ou providências para solucionar problemas que afligem os agricultores. Mas hoje a nossa referência é pelo lado positivo. Entra ano e sai ano, e as tecnologias continuam avançando no campo. Pelo menos nos últimos 30 anos, têm sido recorrentes as demonstrações de novas tecnologias para o campo, e os eventos das cooperativas têm sido os canais indutores entre os pesquisadores e desenvolvedores e o agricultor. 

Os dias de campo, que até mudaram de nome para acompanhar a modernidade e os avanços tecnológicos, têm sido o canal ideal para o agricultor ver in loco o que existe de novidades para a produção agropecuária. Quer seja em insumos, genética, máquinas e equipamentos, serviços e outros produtos ou instrumentos de trabalho. E o que é mais importante: com demonstrações práticas e comprovações de resultados das novas tecnologias. Além de aumentar a produtividade e rentabilidade no campo, também oferecem redução de esforços com equipamentos cada vez mais automatizados e eficientes. Do plantio à colheita; da criação ao abate e processamento dos animais. 

Neste ano, não tem sido diferente. Já começaram os dias de campo em algumas cooperativas e devem prosseguir até o final de março. Na próxima semana, teremos o Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho, um dos eventos tecnológicos mais importantes do estado. E na semana seguinte, em Concórdia, que também mostra a importância da inovação. O Tecnoeste da Copérdia conta ainda com um aliado importante: o Instituto Federal Catarinense, que forma os alunos em técnicas agropecuárias e vincula as demonstrações de produtos e equipamentos no Dia de Campo. Uma soma importante e respeitável, unindo a academia, a teoria, à prática e à inovação. 

É recomendável que todos os produtores rurais participem desses eventos, pois terão a oportunidade de ouvir os pleitos das cooperativas aos políticos, já que os Poderes Públicos e Políticos sempre participam e recebem as demandas do setor, muitas vezes ignoradas, mas que ficam registradas como necessidades dos agricultores e das cooperativas, para dar resposta nas eleições seguintes. O comércio e a indústria que atuam na região aproveitam a oportunidade para demonstrar e comercializar seus produtos, tornando-se um canal importante para a comercialização e contribuindo para a economia regional e estadual. 

Portanto, esses eventos – os Dias de Campo – acabam beneficiando toda a comunidade. Pense nisso. 

Fonte: Fecoagro 

Leave a Comment