Assuntos que farão parte do programa Cooperativismo em Notícia deste final de semana na TV

SEMINÁRIO ABC+ – A gente inicia a nossa jornada falando de um seminário que uniu catarinenses, gaúchos e paranaenses. O foco esteve voltado para um programa conjunto que contemple uma agricultura de baixa emissão de carbono, seja na produção de grãos, seja na produção de proteína animal. E esse conjunto de metas visam reduzir a emissão de gases de feito estufa, mas sobretudo, sequestrar o carbono proveniente da produção de campo. Seja de proteína animal ou vegetal. Com menos de SETE por cento do território brasileiro, a região sul do país, é responsável, vejam só, por 87 por cento de toda a proteína exportada pelo Brasil. Um feito extraordinário, se comparado ao tamanho do território. E pensar numa agricultura sustentável faz toda a diferença. 

FEIRA DO MEL – Todos os anos, quase sempre no mês de maio, a federação catarinense dos produtores de mel, realiza a sua feira estadual com o objetivo de divulgar uma cadeia que tem crescido muito por aqui. Hoje são quase VINTE mil produtores que buscam na produção de mel o sustento de suas famílias. Com 68 quilos por quilômetro quadrado, Santa Catarina pode se orgulhar em ter, disparadamente, a maior produtividade do país. E toda essa evolução passou pelas políticas públicas adotadas, inclusive com o KIT APICULTURA fazendo parte, já a alguns anos, do programa Terra Boa. 

CENÁRIO PARA OS FERTILIZANTES – Quando não é a seca é a guerra. Quando não é a guerra são as enchentes. Seja por um ou por outro motivo, fato é que cenário agrícola brasileiro, e o catarinense não seria diferente, vive momentos de extrema angústia. De um lado está o produtor apreensivo em fazer investimentos. Do outro o mercado que não sabe se compra os insumos. E como as industrias precisam de tempo para produzir os fertilizantes, no mínimo de NOVENTA dias entre a compra, a chegada do produto no porto e o envaze, o tempo está apertado. E isso não é bom. As compras para o primeiro semestre de 2024, bateram na casa dos 31 por cento. Dez por cento a menos do que foi vendido em 2023, por exemplo. E para o segundo semestre, seguem mais atrasadas do que o normal, já que a safra de verão é a principal demanda por fertilizantes no Brasil. E esse cenário complexo, colocou no debate duas indústrias parceiras que vivem o mesmo dilema: a FECOAGRO e a FERTIPAR. 

O programa Cooperativismo em Notícia é produzido pela equipe de comunicação da FECOAGRO/SC e veiculado aos sábados as 08hs30 pelo Canal Rural. No mesmo dia, às 11hs30, você poderá assisti-lo na TVSUL Catarinense de Araranguá. Na RBA TV de Rio do Sul a veiculação acontece ocorre aos domingos as 08hs. Logo depois, as 09hs, o programa é exibido pela TV Brusque para todo o médio vale do Itajaí. Às 09hs30 você assiste ao Cooperativismo em Notícia nas emissoras do sistema SCC/SBT. E na TVCOOP Santa Catarina a exibição é feita sempre aos sábados e domingos as 13hs 

Fonte: Fecoagro

Leave a Comment