Cooperação entre o agro catarinense e goiano

O Sistema Faesc/Senar recebeu, nesta terça-feira (14), a visita dos mobilizadores – funcionários dos Sindicatos Rurais – que conquistaram o Prêmio Eficiência da Mobilização do Sistema Faeg/Senar Goiás. A comitiva veio a Santa Catarina conhecer as ações desenvolvidas em prol do agronegócio catarinense. 

A programação das atividades foi cuidadosamente elaborada pelo Sistema Faesc/Senar para proporcionar aos goianos uma imersão completa na realidade do setor e nas iniciativas implementadas com sucesso em Santa Catarina. 

A delegação goiana, liderada pelo diretor técnico do Senar Goiás, Flávio Henrique Silva, e sua equipe, foi recebida pelo presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, pelo superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, e pela equipe do Sistema em Santa Catarina. 

O presidente Pedrozo desejou as boas-vindas e valorizou o trabalho do Sistema Faeg/Senar ao mencionar que tem desenvolvido um trabalho primoroso no estado. Destacou que foi uma oportunidade para apresentar os potenciais do agronegócio catarinense que é reconhecido pela força produtiva e relevância econômica, pelo compromisso com a inovação, com a sustentabilidade e com o desenvolvimento social. “Também foi um momento para conhecermos o expressivo trabalho desenvolvido pela Faeg/Senar em Goiás e para consolidarmos ainda mais a cooperação existente entre as duas federações”. 

Zanluchi complementou que foi uma honra receber a delegação do Sistema Faeg/Senar Goiás e poder compartilhar as ações e projetos que colocam Santa Catarina na vanguarda do setor. “Foram momentos de intercâmbio de conhecimento que possibilitaram aos dois estados conhecer experiências que poderão contribuir para elevar a qualidade dos serviços prestados”. 

Flávio Henrique Silva assinalou que a missão goiana segue até o fim de semana com o propósito de conhecer melhor as potencialidades do agronegócio catarinense. “Santa Catarina tem uma estrutura agrária muito próxima a algumas regiões de Goiás, com pequenas e médias propriedades. Temos programas parecidos e é uma região do país que muitos mobilizadores não conheciam. Além disso, há toda uma relação que foi consolidada entre o presidente Pedrozo, o nosso presidente Zé Mário Schreiner e nosso superintendente Dirceu Borges”. 

O diretor explicou, ainda, que o trabalho do Sistema Faeg/Senar é muito pautado na representação do produtor rural. “Nossos mobilizadores conhecem muito bem as regiões em que atuam, observam as cadeias prioritárias e trazem ao Senar as novas dores que os produtores enfrentam. Com isso, aperfeiçoamos a mão de obra, lançando novos cursos e treinamentos e investimos muito no programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), tanto que hoje temos quase 300 grupos ativos, quase 12 mil produtores rurais e buscamos integrar a ATeG com as ações de Formação Profissional Rural e de Promoção Social”. 

AÇÕES DO SISTEMA FAESC/SENAR EM DESTAQUE 

Durante a visita, o grupo de Goiás conheceu a estrutura do Sistema Faesc/Senar, participou de apresentações sobre os principais programas e projetos desenvolvidos no estado, além de fazer uma visita técnica à Fazenda Marinha Paraíso das Ostras. As explanações foram conduzidas pela assessora de departamento Sindical da Faesc, Andreia Barbieri Zanluchi, pela coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes e pela técnica de formação profissional do órgão, Gisele Kraieski Knabben. 

Fonte: MB Comunicação 

 

Leave a Comment