Ocepar promove debate sobre produção sustentável de alimentos no cooperativismo

Cerca de 120 profissionais das áreas técnicas das cooperativas agropecuárias do Paraná participaram do Summit 2024 – Produção Responsável de Alimentos Seguros, que aconteceu no auditório da instituição, em Curitiba. O evento, promovido pelo Sistema Ocepar em parceria com o Jornal Gazeta do Povo, reuniu especialistas e autoridades do setor para discutir os desafios, questões técnicas e a importância da produção de alimentos seguros no atual cenário mundial.  

O presidente executivo do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, destacou o compromisso das cooperativas paranaenses com a sustentabilidade. Atualmente, o Estado produção de grãos e 45% de proteína animal – ao todo, são cerca de 250 cooperativas em diversos segmentos.  

Ricken ressaltou que, além da contribuição direta na produção, o cooperativismo impacta na indústria, uma vez que uma parcela significativa de tudo o que é produzido é revendida com valor agregado. Segundo ele, hoje o cooperativismo paranaense conta com 142 agroindústrias em funcionamento. “O cooperativismo precisa ser bem planejado e essa é grande diferença do Paraná para os outros estados”, pontuou.  

Já o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Natalino Avance de Souza, afirmou que o Paraná já foi referência mundial em cuidados com o solo e, justamente por isso, a qualidade do manejo do solo precisa ser uma prática rotineira. “Eu me preocupo com a necessidade de descanso do solo porque esse é o nosso maior patrimônio”, ressaltou, destacando que, a partir desses cuidados, o Paraná conseguirá se transformar em um estado “mais sustentável do que já é.” 

Durante o evento foi apresentada a proposta de Certificação Paraná Cooperativo, um programa criado para dar mais credibilidade e sustentação para as ações das cooperativas paranaenses no mercado nacional e internacional. Também houve o lançamento do livro Assistência Técnica e Pesquisa Agropecuária nas Cooperativas Paranaenses, elaborado por profissionais da Gerência de Desenvolvimento Técnico (Getec) da Ocepar, com apoio das cooperativas. A publicação traz um cenário da produção agropecuária no Brasil e no Paraná, faz um resgate histórico sobre o trabalho de extensão rural, da pesquisa agropecuária e mostra o que representa o cooperativismo atualmente nessas áreas, especialmente de assistência técnica aos produtores cooperados. 

Fonte: Sistema Ocepar 

Foto: Carlos França 

Leave a Comment