A 35ª edição da ExpoSuper, realizada no Expocentro em Balneário Camboriú, destacou produtos e empreendimentos da agricultura familiar, consolidando-se como uma das maiores feiras de varejo do estado. O evento contou com mais de 280 estandes, incluindo 40 empreendimentos da agricultura familiar, visando fortalecer o setor agrícola e demonstrar a força da economia catarinense.
A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR), Epagri, Cidasc e Ceasa-SC fizeram parte do grupo de apoiadores. Além disso, a pedido da Secretaria da Agricultura, a Fecoagro também ofereceu suporte financeiro à Cooperativa Saborense, de Concórdia, para promover os produtos das agroindústrias familiares na EXPOSUPER.
A feira evidenciou inovações do setor varejista e produtos da agricultura, pecuária e hortifrutigranjeiros, produzidos e comercializados em propriedades familiares de todo o estado catarinense. A ExpoSuper proporcionou visibilidade a pequenos e médios empreendedores junto ao setor supermercadista catarinense, facilitando a expansão dos negócios das pequenas propriedades. O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, e a vice-governadora, Marilisa Boehm, estiveram presentes na feira.
Valdir Colatto, Secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, enfatizou a importância do evento para o fortalecimento das pequenas propriedades. “O estado está presente para fortalecer nossos agricultores e, por isso, a SAR colocou sua estrutura, técnicos e profissionais à frente deste mega evento. É uma oportunidade para gerar renda e conectar o campo aos negócios”, destacou. Ele também ressaltou que “a presença de produtos artesanais da agricultura familiar é uma grande oportunidade de apresentar ao público e aos empresários a qualidade, o potencial e a diversidade dos alimentos produzidos em Santa Catarina”.
Leonardo Machado, produtor de defumados, linguiças e derivados de Presidente Castelo Branco, comentou sobre os benefícios da feira: “Para nós foi uma experiência única e indescritível, só temos a agradecer à Secretaria da Agricultura e Pecuária, Epagri, Cidasc e Ceasa pela chance de mostrar nossos produtos e serviços do meio oeste para todo o estado”.
Durante a ExpoSuper, a Cidasc realizou a cerimônia de adesão de empresas catarinenses ao Selo de Conformidade Cidasc (SCC), e lançou produtos lácteos (queijo), cárneos, temperos e azeite de oliva com a bandeira do Estado de Santa Catarina em seus rótulos.
Considerada o maior evento de geração de negócios do varejo de SC, a ExpoSuper é promovida pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para estimular a geração de negócios entre supermercados e fornecedores. A feira é direcionada a proprietários de empresas, diretores, executivos comerciais, compradores e outros profissionais das redes supermercadistas catarinenses. A programação também incluiu palestras e painéis sobre tendências, estratégias, soluções, novas tecnologias e cultura da inovação.
Fonte: MM Comunicação com acréscimo da Fecoagro.