Capacitação marca o início da nova temporada do programa de inseminação artificial em tempo fixo

“Aperfeiçoamento Técnico sobre Inseminação Artificial em Tempo Fixo” foi o foco do encontro que reuniu, durante dois dias de atividades, equipes técnicas e prestadores de serviço do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Bovinocultura de Corte de Santa Catarina, em Erval Velho, no Meio-Oeste catarinense. A iniciativa foi promovida pelo Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).  O evento contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas entre técnicos de campo e prestadores de serviços, além dos supervisores técnicos que acompanham e monitoram todo o trabalho na ponta.  A programação envolveu palestras, debates e alinhamento sobre o evento. 

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, contou sua trajetória e falou sobre o sucesso da ATeG na área de pecuária de corte e nas demais cadeias produtivas atendidas. Destacou a importância de atualizar conhecimentos sobre Inseminação Artificial em Tempo Fixo para garantir a excelência na produção e valorizou o comprometimento de toda a equipe para a conquista de resultados cada vez melhores. “Foi uma programação produtiva que, aliada às demais ações da Assistência Técnica e Gerencial, impactarão positivamente nas comercializações nas feiras, leilões e exposições de todo o estado”, complementou.   

As atividades foram conduzidas pela coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes, que destacou os expressivos resultados do Programa desde que foi implementado e falou sobre os próximos passos da iniciativa. “Nosso principal objetivo foi aperfeiçoar e alinhar conhecimentos para a execução de uma nova temporada que inicia neste mês e vai até abril do próximo ano”.  Paula realçou, ainda, que a ATeG atende mais de 2.000 produtores com foco na gestão e a iniciativa contempla um programa de Inseminação Artificial em Tempo Fixo. “O objetivo é fazer com que o produtor tenha um ganho genético com inseminação por meio de sêmen de animais melhorados para que o produtor tenha um resultado melhor na sua produção”, explicou ao frisar que, em parceria com os Sindicatos Rurais de Santa Catarina, o trabalho é executado desde 2016 com efeitos expressivos.

Para o supervisor regional do Senar/SC no Meio-Oeste, Jeam Carlo Palavro, a capacitação dos profissionais que atuam no Programa junto ao ATeG é essencial para que atuem de forma alinhada e com conhecimento sobre as inovações da área. “Buscamos cada vez mais informações para fazer com que o produtor rural consiga maiores taxas de prenhez, melhores ganhos de pesos de bezerros e mais quilos de carnes produzidas por hectare/ano. Nosso objetivo é fazer com que a pecuária de corte faça a diferença e que os produtores consigam obter os resultados almejados”.  

A programação contou com palestras do doutor em Biologia reprodutiva Rogério Ferreira, que abordou o tema “Fundamentos da anatomia e fisiologia da reprodução bovina” e do especialista em reprodução animal Márcio de Oliveira Marques que falou sobre “Procedimentos operacionais padrão da inseminação artificial por tempo fixo” e “Análise e controle de resultados”.  

Fonte: MB Comunicação 

Leave a Comment

Pular para o conteúdo