Por Ivan Ramos, diretor executivo FECOAGRO
No último dia 25 de julho, Dia do Colono e do Motorista, duas categorias profissionais importantes para o setor produtivo do nosso país, também comemoramos o 49º aniversário de fundação da FECOAGRO. O legado de Aury Luiz Bodanese, que idealizou e presidiu a federação de cooperativas agropecuárias em nosso estado por duas vezes, segue forte, exemplificando a integração e intercooperação em Santa Catarina. A união das cooperativas, necessária desde 1975, impulsionou a formação da FECOAGRO, que inicialmente focava nas exportações conjuntas dos grãos produzidos pelas cooperativas associadas e, ao longo dos anos, diversificou suas atividades conforme as demandas de cada época. Como qualquer empresa, enfrentou desafios econômicos e operacionais, chegando a paralisar suas atividades por cerca de oito anos. Sob a liderança renovada de Bodanese, a FECOAGROretomou com novas estratégias, mantendo-se fiel ao espírito de cooperação.
Durante esses 49 anos, a FECOAGRO sempre estimulou a união e a intercooperação, buscando equilibrar resultados, respeitando a participação proporcional de cada cooperativa nas decisões estratégicas. Nos quatro pilares de sua atuação, a FECOAGRO sempre buscou resultados que satisfizessem transparente e democraticamente todas as cooperativas associadas.
A indústria de fertilizantes de São Francisco do Sul é um dos principais negócios da FECOAGRO, apresentando grandes desafios econômicos e de risco. Esta atividade não busca apenas resultados operacionais, mas também garante a qualidade dos insumos e acompanha o avanço tecnológico agrícola, atuando como regulador de preços no mercado de fertilizantes.
A Central de Compras, localizada no Oeste, demonstra as vantagens da união nas compras conjuntas, negociando mais de R$ 1,5 bilhões por ano e entregando resultados significativos para os participantes. A adesão é livre, permitindo que algumas cooperativas optem por não participar.
A coordenação dos programas governamentais, como o Troca-troca, há mais de 20 anos sob a gestão da FECOAGRO, é uma atividade vital de apoio ao governo, com resultados reconhecidos por todos os envolvidos. A área de comunicação da FECOAGRO, o quarto pilar, tem se desenvolvido e expandido, mantendo presença em todas as plataformas de comunicação, não apenas nas redes sociais, tornando-se referência nacional.
Após 49 anos, a Fecoagro se consolidou tanto como uma empresa econômica quanto uma entidade institucional representativa do cooperativismo agropecuário. Os resultados são visíveis, embora reconheçamos que sempre há espaço para melhorias. Esta consciência nos motiva a continuar buscando a união dos cooperativistas, cientes de que, juntos, podemos alcançar mais. Pense nisso.
Fonte: Fecoagro