O Projeto Rota Verde, promovido pelo Sicoob SC inaugurou diversos eletropostos em Santa Catarina, que estarão presentes no espaço de estacionamento das agências e de instituições parceiras. Os pontos de carregamento têm por objetivo, estabelecer uma rota que cubra todo o estado catarinense, para que viajantes possam atravessar o Estado com autonomia, utilizando-se dos pontos estratégicos instalados pelas cooperativas do Sicoob.
Em Joinville, na agência Perini, o primeiro eletropostos foi inaugurado em 20 de maio deste ano e está aberto para abastecimento 24h. Além deste, o projeto pretende instalar mais 38 estações de recarga em todo o estado de Santa Catarina até o final do ano, incluindo a instalação de um eletropostos em São Miguel do Oeste. Os carros elétricos utilizam como abastecimento para o funcionamento do veículo a energia armazenada em seu motor, que é recarregável, possuindo um sistema inteligente de gerenciamento de energia. Estes automóveis não utilizam combustíveis fósseis como a gasolina ou o diesel, e nem de origem vegetal como o etanol.
Segundo o gerente da agência Perini em Joinville, Diego da Silva, os veículos elétricos estão se tornando cada vez mais comuns nas ruas e nas garagens dos cooperados, devido às inúmeras vantagens em relação aos veículos a combustão. “Com isso em mente, o Sicoob lançou o projeto Rota Verde, introduzindo os inovadores eletropostos. para atender à crescente demanda por infraestrutura de recarga em regiões ainda desprovidas desse serviço, buscamos ampliar a mobilidade daqueles que optam por um transporte mais sustentável”, explana Silva.
A proposta do projeto Rota Verde também abraça a sustentabilidade, com a contribuição na diminuição de dióxido de carbono e o estimulo ao uso de carros elétricos, o gerente da agência Perini, ainda comenta mais sobre este aspecto: “A sustentabilidade é um dos pilares da nossa cooperativa, e, para oferecer um atendimento ainda mais completo aos nossos cooperados, estamos operando com novos carregadores elétricos”, finaliza.
A partir das estimativas estuadas e avaliadas do cenário atual, o crescimento progressivo das vendas de veículos elétricos nos últimos anos, podem levar as emissões de CO2 dos automóveis em num caminho alinhado com o Cenário de Emissões Líquidas Zero até 2050. Segundo dados divulgados pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), o número de veículos elétricos e híbridos aumentou 787,5% no Brasil entre 2019 e 2023, o aumento é de 32.798 para 291.089 em cinco anos, a região sul do país representa 18% desta frota.
Segundo o gerente de crédito, Edson Cieplak, os novos carros elétricos são uma tendência global, “Essa realidade está mais próxima do que imaginamos é o que as notícias demonstram! A venda de carros elétricos no Brasil, bate recorde em 2023, diz associação. As vendas cresceram mais de 90% em comparação a 2022. E ainda 2024, novamente com recorde de vendas”, explica Cieplak.
Nesta Modalidade de crédito pode ser financiado veículos elétricos: Novos – Seminovos e Usados em até 60 meses e Motonetas e Patinetes elétricos em até 48 meses. Se o veículo for novo, o associado deve apresentar orçamento/nota fiscal, se for Seminovos e Usados apresentar documento do veículo do exercício atual. Um diferencial é que a cooperativa financia até 100% do valor do veículo.
Fonte: Sicoob São Miguel