Mafra, no norte catarinense, foi sede do Seminário Regional do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Bovinocultura de Leite. A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de SC), com a parceria dos Sindicatos Rurais de Campo Alegre, Joinville, Itaiópolis e Papanduva. O evento, realizado na última semana no Parque Verde Vale, reuniu os grupos de produtores rurais da ATeG nos municípios de Papanduva, Itaiópolis, Mafra, Rio Negrinho, Campo Alegre e Joinville. Estiveram presentes os presidentes dos Sindicatos Rurais Márcio Tonin (Campo Alegre) e Mauro Kazmierczak (Itaiópolis), a supervisora regional do Senar/SC Carine Weiss, a supervisora técnica da ATeG Taiane Plautz Pscheidt e os técnicos de campo Edivaldo Dognani, Gabriel Ferreira Train e Sebastião Azevedo Neto.
O seminário marcou um importante momento para a troca de conhecimentos e experiências entre produtores, técnicos e especialistas em saúde animal. “As informações apresentadas são essenciais para que os produtores implementem medidas eficazes para o controle da mastite bovina, contribuindo para a melhoria da qualidade do leite e a rentabilidade da atividade leiteira”, frisou a supervisora regional do Senar/SC.
A mastite clínica ou subclínica é a principal doença que acomete as vacas leiteiras e impacta diretamente na qualidade do leite, resultando em perdas produtivas e, consequentemente, trazendo muitos prejuízos tanto financeiros como com o descarte precoce de animais às propriedades.
A CCS (Contagem de Células Somáticas) é o teste que monitora as alterações celulares da glândula mamaria da vaca e é um balizador de saúde ou enfermidade.
A programação contou com palestras sobre o “Impacto da mastite na saúde do rebanho e estratégias de prevenção, com a professora do IFC, Doutora Elizabeth Schwegler; “Coleta do leite para diagnóstico de mastite e resistência bacteriana” com a médica-veterinária Natany Zeithammer, do Laboratório Pró Vita; “Impacto Econômico e Gestão da Mastite” com o médico-veterinário Luis Fernando Moroz (gestor da Fazenda Frankanna e fundador da Cowtraining).
Fonte: MB Comunicação