O grupo de dirigentes de cooperativas do grupo Aurora, liderados pelo presidente Neivor Canton e acompanhados por dirigentes da Ocesc-Sescoop, chegou à capital do estado de Idaho, Boise, no sábado ao meio-dia.
Após 17 horas de viagem de SP, incluindo uma conexão em Dallas, sul do país, os cooperativistas de SC chegaram aqui para conhecer a realidade desta região noroeste americana.
Após a chegada ao hotel Riverside, a primeira atividade da visita no sábado à tarde foi conhecer o Rio Boise, que atravessa a cidade. Uma curiosidade é que o rio é formado no verão pelas águas que derretem das geleiras no inverno, além de outros pequenos afluentes.
Nas margens deste rio, dentro da cidade de Boise, foi construído um calçadão e ciclovia que somam 30 km em ambas as margens do rio, mostrando uma paisagem exuberante com árvores gigantescas entre o rio e a ciclovia, e flores nas residências que também margeiam o rio. O hotel Riverside, onde a comitiva está hospedada, também fica à beira do rio.
No domingo, a programação continuou com uma reunião no hotel, onde o consultor Fernando Figueredo fez uma palestra apresentando o conteúdo da programação da semana. Figueredo é um capixaba que mora nos EUA há 30 anos, entre a Califórnia e Boise, há 6 anos.
Ele falou sobre a situação econômica, política e geográfica desta região neste estado de Idaho, que faz divisa com o Canadá.
Na sequência, no domingo, o grupo visitou o Capitólio, uma espécie de centro administrativo do estado, onde trabalham os deputados e senadores estaduais e o governador. Aqui nos estados, também há senadores estaduais.
Ainda no domingo, o grupo subiu as Montanhas Rochosas e almoçou em um restaurante onde os proprietários são processadores de gado Angus, que atendem restaurantes e vendem pela internet. Eles processam em diversos cortes, 3 mil cabeças de gado por semana.
No domingo, o grupo ainda visitou um supermercado em Boise para ver como são expostas as mercadorias, a variedade e os preços praticados aqui. A grande variedade de frios e os tipos de cortes e embalagens de carnes observados nessa loja provocaram admiração nos catarinenses e paranaenses.
A programação de segunda-feira começou com uma visita a uma lavoura de lúpulos e a indústrias de cerveja, que mantêm uma espécie de fomento que contempla todo o processo produtivo, desde a plantação do lúpulo até a fábrica da cerveja.
Os cooperativistas têm especial interesse nesse produto como outra alternativa de renda nas pequenas propriedades. O Brasil importa 4.700 toneladas de lúpulo por ano e produz um percentual irrisório, podendo ser uma nova fonte de renda no campo.
Também na segunda-feira, os cooperativistas tiveram uma palestra sobre o mercado americano.
Sobre a cidade de Boise:
Boise, a capital e cidade mais populosa do estado norte-americano do Idaho, é a sede do condado de Ada. Localizada às margens do rio Boise, é a principal cidade da região metropolitana de Boise. É a terceira maior cidade do noroeste americano, atrás de Seattle e Portland. Boise serve como o principal centro de governo, economia, cultura e transporte da área. Tem uma população de 236.634 (2022) e uma altitude de 830 metros. A maior parte da região metropolitana de Boise está localizada em uma ampla e relativamente plana planície, descendo para o oeste. Montanhas se elevam ao nordeste, estendendo-se da ponta sudeste até o limite da cidade de Boise, perto do norte de Idaho. Estas montanhas são conhecidas como os contrafortes de Boise e às vezes são descritas como no sopé das Montanhas Rochosas. A cidade de Boise tem uma área de 220,1 km², dos quais 217,6 km² são cobertos por terra e 2,5 km² (1,1%) por água.
Boise tem experimentado um considerável crescimento nos últimos anos e agora é comparável em tamanho a outras cidades norte-americanas no centro de suas próprias áreas metropolitanas.
Mais informações sobre a viagem técnica serão apresentadas nos próximos boletins.
Ivan Ramos – direto dos EUA
Fonte: Fecoagro