Empresários da área de turismo rural aperfeiçoam negócios com apoio do Senar/SC

A decisão de trocar a agitação de Florianópolis pela tranquilidade de Rancho Queimado, na serra catarinense, deu origem a mais uma história de sucesso no agronegócio. Após investir em um empreendimento turístico, denominado Recanto do Rancho (cabanas para aluguel), em um espaço de três hectares, o casal Juliana Tadeu dos Santos e Deivio José de Brito decidiu diversificar os negócios e apostar também na produção de morangos.  

A iniciativa veio da paixão pelo campo e do desejo em oferecer uma experiência ainda melhor aos hóspedes do Recanto do Rancho ao oferecer pratos à base de morango, como a geleia e a cuca produzidos com a fruta.   

No fim de 2022, a ideia de cultivar morangos foi colocada em prática e representou uma forma de agregar valor ao empreendimento ao oferecer produtos frescos aos clientes. No entanto, o aperfeiçoamento técnico na área ainda representava um desafio. Sem experiência na agricultura, o casal encontrou no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina-Senar, o apoio necessário para impulsionar a atividade. Em setembro de 2023, o casal ingressou no Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Olericultura do Senar/SC.  

“Desde então, temos todo o suporte necessário para a produção e contamos com 5.000 plantas em quatro estufas. Hoje, conseguimos produzir morangos em uma quantidade muito boa, sem ficarmos presos somente às indicações dos técnicos em agropecuária”. Juliana e Deivio também estão entre os produtores catarinenses que utilizam o “Conecta Produtor” – aplicativo do maior programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), oferecida às propriedades rurais do Brasil.  

A ferramenta foi desenvolvida para simplificar e otimizar a gestão agropecuária e oferece acesso facilitado às orientações recebidas e atividades disponibilizadas pelos técnicos do Senar. O aplicativo também é essencial para nos lembrar das orientações e da próxima visita da técnica Bruna. Hoje, só temos a agradecer ao Senar e a equipe técnica da ATeG por nos ajudar tanto”.  

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destaca que a novidade tem sido muito bem aceita pelos produtores rurais que participam do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Santa Catarina. “Os relatos demonstram que a ferramenta está cumprindo seu propósito ao ajudar na conquista de uma gestão simplificada, com acesso facilitado às orientações dos técnicos do Senar. Tudo indica que o Conecta Produtor impulsionará o agronegócio, promovendo o desenvolvimento sustentável do setor produtivo catarinense e de todo o país”.   

Para orientar o produtor na utilização das funcionalidades do APP Conecta Produtor, o Senar criou um manual que facilita o acesso e o entendimento do APP. O material descreve os procedimentos necessários para a inicialização da solução, contendo uma descrição detalhada e ilustrada de cada atividade e seus respectivos passos.  

Fonte: MB Comunicação 

Leave a Comment

Pular para o conteúdo