Com o objetivo de conhecer outros segmentos de cooperativas, as mulheres do grupo da nova formação dos Núcleos Femininos da Cooperja visitaram a Sicredi Pioneira na cidade de Nova Petrópolis no Rio Grande do Sul, a cidade é considerada a capital Nacional do Cooperativismo. O roteiro foi conduzido e organizado pela instrutora e palestrante, Jacqueline Aubel, que realizou uma instrutória assistida, através da parceria do Sescoop. Durante o período da manhã as mulheres foram recepcionadas pela vice-presidente Heloisa Helena Lopes, na Cooperativa Sicredi Pioneira RS que é a primeira cooperativa de crédito, fundada em 1902 e puderam conhecer a empresa. Heloisa abordou o tema: Mulheres no Cooperativismo.
Na parte da tarde, realizaram o roteiro na Casa Cooperativa, onde puderam ouvir a história da importância do padre Theodor Amstad no cooperativismo e na região. Visitaram o museu do Cooperativismo e a Linha Imperial. Na oportunidade visitaram também a Emater, e o horto de plantas medicinais, lá existente. Puderam aprender um pouco mais sobre algumas plantas e sua funcionalidade, assim como levar algumas para casa, através da estufa que eles cuidam. Ao final as mulheres vieram com uma tarefa, de fazer uma carta para elas mesmas, de como veem o cooperativismo hoje e como querem estarem inseridas daqui a cinco anos. As que entregaram a cartam tem o desafio que daqui cinco anos voltaram a Nova Petrópolis para abrir e ler a carta juntas.
Para a Coordenadora social, Elisabete Biz dos Santos essas viagens técnicas são importantes para a caminhada dos grupos. “É um momento que fortalece o grupo e fortalece a mulher. É uma troca de experiência, e de muito crescimento”, destaca Biz. “Nunca canso de agradecer a oportunidade de participar do núcleo feminino da Cooperja, de pertencer a este grupo de mulheres tão especiais; à Elisabete que faz essa ponte entre a cooperativa e nós, disponibilizando oportunidades de crescimento pessoal, ampliação do conhecimento e visão de mundo. Peço a Deus que nos proporcione muitos encontros para que possamos conviver, crescer e acolher umas outras, sempre”, agradece a integrante Fabiana Nislei Jacoby Meregalli. A integrante Cris Deise Alberton Raupp Matias também agradeceu a oportunidade de entender, aprender e compreender que o cooperativismo está presente em tudo na nossa vida.
Fonte Cooperja