Governador e presidente da Cidasc anunciam fortalecimento da estrutura de gestão na defesa sanitária em SC

Em solenidade realizada no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, foi apresentada a nova estrutura de gestão da Cidasc-Companha Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC. O ato foi prestigiado pelo governador do Estado, Jorginho Melo, ao lado da presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, e do secretário de Estado da Agricultura, Valdir Colatto. A mesa de honra foi composta ainda pelo diretor superintendente da Ocesc, Neivo Luiz Panho, pelo vice-presidente da Faesc, Enori Barbieiri, pelo diretor executivo da Fecoagro, Ivan Ramos. Junto às autoridades, estava também o pioneiro da educação sanitária na Cidasc, o médico-veterinário aposentado Clóvis Improta.  

O primeiro ato da solenidade foi o lançamento do Plano de Demissão Voluntária Incentivada, que oferece um incentivo financeiro a colaboradores acima de 60 anos de idade ou com mais de 25 anos de casa que desejem se aposentar. Para simbolizar o início do PDVI, o colaborador Sérgio Bueno de Oliveira subiu ao palco para assinar o documento de adesão. 

O plano prevê a troca de conhecimentos entre os colaboradores que estão saindo e os novos ingressantes na empresa pública. No segundo momento da solenidade, o governador Jorginho Melo assinou a autorização para chamamento de 38 profissionais aprovados em concurso público e entregou à gestora do Departamento Estadual de Inspeção da Cidasc, Alexandra Reali Olmos, o uniforme que será usado pelos contratados nas atividades de campo.  

O governador destacou esta possibilidade de aprendizado entre as equipes e fez votos de que a renovação traga melhoria contínua. “A Cidasc tem homens e mulheres da melhor qualidade, são parceiros do produtor rural, que acredita na orientação e no conselho de vocês, que são pessoas capacitadas. Essa renovação é parte da história da empresa e desejo que isso fortaleça a Cidasc, que nos permita cada vez mais cuidar da sanidade animal, que é fundamental para a comercialização dos nossos produtos. Vocês proporcionaram que Santa Catarina fosse um estado respeitado no mercado exterior”, disse Jorginho Melo. 

A presidente da Cidasc ressaltou em seu discurso os bons números do agro catarinense e a necessidade de inovar para manter a excelência conquistada pela Cidasc, com destaque para a educação sanitária. “Ouvimos sempre do governador: cuidem das pessoas. Com autorização do Grupo Gestor de Governo, criamos hoje o Departamento de Educação Sanitária. É o que há de mais contemporâneo para atender nossas metas. Vamos levar nossos serviços no formato consultivo, pedagógico, de aprendizado… a fiscalização é necessária e é requisito legal, mas é o último passo na implantação dos trabalhos”, disse Celles Regina de Matos. Ela lembrou ainda a contribuição do médico veterinário Clovis Improta para que esta visão educativa fosse parte do trabalho das equipes da Cidasc.  

O secretário Valdir Colatto, celebrou a comunhão entre o trabalho da Secretaria da Agricultura e da Pecuária e suas empresas públicas – Cidasc, Epagri e Ceasa – para melhor atender a quem produz. “Trabalhamos junto com o Governo do Estado para que nossa secretaria seja tão forte quanto é a agricultura de Santa Catarina: é o quinto estado que mais produz alimentos no Brasil, tendo pouco mais de 1% do território do país”, enfatizou o secretário.   

O último ato da solenidade foi oficializar a criação do Departamento de Educação Sanitária, a ser gerido pelo engenheiro-agrônomo Diego Medeiros Gindri, e da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, que ficará sob comando do técnico agrícola Thiago Borghezan. Ambos receberam chaves para representar a abertura destes novos setores, pensados para aprimorar a prestação de serviços, acompanhando as demandas do agro catarinense.  

O evento anunciando a nova estrutura de gestão da Cidasc ganhou um brilho especial não só pelos convidados ilustres e pelos colaboradores de diversas regionais da empresa pública que se fizeram presentes, como também pela atração musical. O coral Hélio Teixeira da Rosa, do Tribunal de Contas do Estado, encantou os presentes cantando o hino nacional na abertura e um pout-pourri no momento de encerramento da solenidade, sob a regência do maestro, subtenente Giovani Pacheco.  

O Plano de Demissão Voluntária Incentivada (PDVI) se destina aos colaboradores com mais de 60 anos de idade ou que tenham 25 anos de trabalho na companhia (incluindo tempo de trabalho nas empresas que foram incorporadas à Cidasc) ou que já tenham se aposentado. O prazo para inscrição é de 35 dias a contar da data de publicação no Diário Oficial do Estado.  

Os colaboradores que desejarem aderir, devem formalizar sua opção através do Sigen+. Mais informações podem ser obtidas junto ao Departamento Estadual de Gestão de Pessoas da Cidasc.  

O plano é uma ferramenta de modernização e de renovação do quadro funcional da Cidasc. Para o colaborador, é a oportunidade de iniciar uma nova fase de vida, dedicando-se à família, aos amigos ou iniciando novos projetos. Para a empresa, possibilita trazer novos talentos e fazer esta passagem de forma sistemática, com a troca de experiências entre as gerações.  

Das 38 contratações autorizadas, vinte são novas vagas para médicos-veterinários. Isto permitirá aprimorar as atividades de inspeção de produtos de origem animal e as ações de sanidade animal. Outros 18 profissionais serão chamados para repor vagas já existentes: são dez técnicos administrativos, seis técnicos agrícolas, um médico-veterinário e um técnico em Tecnologia da Informação. A maior parte das contratações, portanto, é para atender as atividades fim da Cidasc, atendendo ao produtor rural e às agroindústrias. 

A criação do Departamento de Educação Sanitária se alinha à estratégia da atual gestão de realizar o trabalho de fiscalização que cabe à Cidasc e investir também em atividades educativas e de orientação. O objetivo é dar impulso a um trabalho que já é realizado junto ao setor produtivo e à comunidade, em projetos como o Sanitarista Junior e o Sanitarista Acadêmico.  

A nova Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal será importante para atender a um número maior de agroindústrias, assumindo uma responsabilidade delegada pelo Ministério da Agricultura e da Pecuária.  A produção de bebidas é uma das que será atendida pela nova divisão.  

“A criação do Departamento de Educação Sanitária e da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal representa a atualização da carteira de serviços entregues ao produtor rural, e aproxima a Cidasc ainda mais da pessoa do campo e da cidade, na construção de uma só saúde. Estamos atualizados e ainda mais preparados para vencer os desafios de nossos tempos e abraçar as melhores oportunidades para o setor agrícola de Santa Catarina”, afirma a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos. 

Fonte: Cidasc 

Fonte: Denise De Rocchi – Assessoria de Comunicação – Cidasc 

Leave a Comment

Pular para o conteúdo