Fundação Aury Bodanese celebra a inclusão de pessoas com deficiência em Mandaguari (PR)

Um dia voltado para valorizar as potencialidades das pessoas com deficiência e mobilizar a sociedade e as empresas em prol da inclusão. Esse foi o propósito do Workshop Viva as Diferenças, promovido pela Fundação Aury Luiz Bodanese e sua mantenedora Aurora Coop, no Centro de Convenções de Mandaguari – PR. Com a participação de 300 pessoas. O evento ainda contou com a solenidade de formatura do Curso de Qualificação para Pessoas com Deficiência. Na cerimônia de abertura, o gerente do Frigorífico Aurora Coop Mandaguari/PR, Gilmar Luis Gruber, deu as boas-vindas aos presentes e reforçou que cooperar é mais do que uma palavra, é fazer a diferença e ser parte atuante da sociedade. “Nosso dever e obrigação é incluir as pessoas na sociedade e no ambiente de trabalho, como colaboradores, colegas e membros da comunidade. E esse é o compromisso que firmamos cotidianamente”, afirmou. Para a diretora administrativa da Fundação Aury Luiz Bodanese, Sonara Ramos, o evento foi marcado por muita emoção e uma oportunidade para que a sociedade conhecesse um pouco mais do trabalho social desenvolvido pelas empresas, entidades e associações da região. “Vivemos momentos intensos e significativos. Foi um privilégio para todos os participantes e suas famílias vivenciá-los, confirmando que cada esforço vale a pena.”  

Na solenidade marcada por emoção e sentimento de dever cumprido, os 19 formandos do Curso de Qualificação para Pessoas com Deficiência receberam seus certificados que reconhecem a dedicação e o empenho de cada aluno. O curso, que integra o Programa de Diversidade da Fundação, tem como objetivo inserir e manter com dignidade pessoas com deficiência na sociedade e no mercado do trabalho. 

Sonara relatou que, enquanto Fundação, é gratificante ver o impacto positivo na vida das pessoas e na comunidade. “Nosso curso não apenas promove o desenvolvimento pessoal, social e profissional, mas, acima de tudo, busca capacitar as pessoas a serem protagonistas de suas próprias histórias, incentivando a autonomia e contribuindo para a construção de uma sociedade melhor”, sublinhou. 

“Concluir esse curso significa muito para mim, foi uma oportunidade para mostrar que temos os mesmos direitos e devemos ser incluídos. Sou muito grato por isso”, ressaltou o formando Leonardo Choti Schotts. Para ele, esse foi mais um passo importante em sua caminhada e o evento marcou o momento de celebração.  

Após as homenagens aos formandos, a programação seguiu com a palestra do Instituto Mano Down com o tema “Diversidade e Adversidade: respeitando as diferenças e fazendo a diferença. Os 5 pilares da inclusão”, apresentada pelo idealizador e gestor do instituto, Leonardo Gontijo e o músico Eduardo Gontijo (Dudu do Cavaco). 

O evento encerrou com uma iniciativa que visa elevar a autoestima, permitir a diversidade e mostrar que todos são capazes, independentemente de suas limitações: o desfile inclusivo com 16 colaboradores da unidade Aurora Coop de Mandaguari, CRAS e APAE de Mandaguari, Marialva e de Jandaia do Sul.  

O trainee supervisor administrativo da Aurora Coop Mandaguari, Emirson Luiz Gocha, descreveu que foi emocionante e gratificante promover um movimento de inclusão como esse. “Pela primeira vez, tivemos o privilégio de sediar esse evento e a expectativa foi grande. Celebramos essa trajetória com sucesso, mostrando à sociedade o que a Aurora Coop realiza na unidade de Mandaguari. Foi um dia especial que ficará marcado pela emoção de poder verdadeiramente fazer a diferença na vida das pessoas”, pontuou 

Fonte: Aurora Coop 

 

Leave a Comment

Pular para o conteúdo