O cooperativismo tem essa missão, afinal, nenhuma tecnologia substituirá a criatividade do homem” – disse Telma Galleti, superintendente da Confebrás-Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito. Pense em um movimento de caráter global, que une diferentes pessoas em prol de um objetivo em comum: prosperidade econômica e social. Esse é o cooperativismo de crédito, que há mais de 100 anos ajuda a transformar a sociedade brasileira através de um novo relacionamento com as pessoas.
O Ramo Crédito tem sido um importante agente da inclusão financeira. E nos últimos anos, consolidou o seu papel como pilar de uma nova economia, pautada pelo propósito. No Brasil, são quase 18 milhões de cooperados, distribuídos por todos os estados do país. Segundo dados da nova edição do AnuárioCoop – Dados do Cooperativismo Brasileiro, o ramo possui hoje 700 cooperativas, gerando mais de 112 mil empregos diretos. Atualmente, as cooperativas estão presentes em mais da metade dos municípios brasileiros.
Dados coletados pelo BC indicam que, em dezembro de 2023, o cooperativismo de crédito estava presente com pelo menos uma sede ou posto de atendimento cooperativo em 3.177 municípios no país, com acréscimo de 97 municípios atendidos em relação ao ano anterior. Consolidado como o maior evento mundial do cooperativismo de crédito, o 15º Concred uniu congressistas, representantes governamentais e do mercado, parceiros históricos do cooperativismo e jovens estudantes convidados em uma intensa troca conhecimentos e reflexões sobre novas perspectivas para o futuro do cooperativismo financeiro em diversas áreas. O 15º Concred foi organizado pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras) discutiu o cooperativismo de crédito no país. O evento teve a correalização do Sicoob Central Crediminas e do Sicoob Central Cecremge, com apoio do Sistema OCEMG – Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais e do Banco Central.
Fonte: MundoCoop