O assédio no ambiente de trabalho tem se tornado uma preocupação cada vez maior. Tais comportamentos são significativos para o adoecimento emocional no ambiente organizacional. Com o objetivo de conscientizar os empregados das cooperativas catarinenses, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC) promoveu uma palestra online para abordar o tema, ministrada por Rose Vendrami, filósofa e especialista em ética empresarial.
Vendrami caracterizou o assédio moral e sexual no trabalho e como isso impacta nas relações trabalhistas. “Assédio moral são comportamentos que desrespeitam, causam constrangimento, humilhação, e que ocorrem com certa frequência. Já o assédio sexual são comportamentos que revelam uma intenção sexual sem a receptividade da outra parte, sendo caracterizado como assédio sexual desde o primeiro incidente”.
Além disso, a palestrante enfatizou a importância de criar um ambiente de trabalho humanizado, destacando a necessidade de corresponsabilidade de todos e a criação de canais de denúncia seguros e anônimos. Essas medidas visam garantir a proteção e o bem-estar dos empregados e além de promover um ambiente de trabalho respeitoso e seguro.
Para mais informações sobre nossos treinamentos, fique atento aos informativos nos canais de comunicação e acesse a plataforma CapacitaCoop/SC.
Fonte: Sistema Ocesc