Senar/SC promove cerca de 430 cursos gratuitos em outubro

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), oferecerá cerca de 430 cursos gratuitos para produtores e trabalhadores rurais durante o mês de outubro. A iniciativa, realizada em parceria com os Sindicatos Rurais catarinenses, visa aprimorar e modernizar as atividades no campo.  

As capacitações fazem parte da Formação Profissional Rural (FPR) e da Promoção Social (PS) e abrangem diversas áreas. A FPR envolve cursos nas áreas de agricultura, agroindústria, aquicultura, atividades de apoio agrossilvipastoril e relativas à prestação de serviços, pecuária e silvicultura. Na Promoção Social são oferecidos treinamentos focados na educação, organização comunitária, saúde, alimentação e nutrição, além de artesanato.  

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, essas ações contribuem diretamente para o contínuo avanço do setor. “São conteúdos atualizados que integram teoria e prática em diversas áreas, com o objetivo de promover inovação e impulsionar o crescimento dos negócios rurais”. O dirigente reforça, ainda, ao público do campo para que aproveite essas oportunidades de capacitação. “O conhecimento é fundamental para o desenvolvimento sustentável das propriedades rurais e para implementar novas técnicas e tecnologias, que geram produtividade, melhoria na qualidade de vida e aumento da renda familiar”.  

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, destaca que os cursos são planejados de acordo com as necessidades específicas de cada região do estado. Ele explica que o Sistema Faesc/Senar, em conjunto com os Sindicatos Rurais, realiza um trabalho de identificação das demandas do setor. “Com base nessa análise, oferecemos cursos que trazem resultados significativos para os empreendimentos rurais”, afirma.  

No mês de outubro serão oferecidos cursos como:  Tratores e implementos agrícolas – operação e manutenção; Segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos – NR 31; Emissão de Guias de Trânsito Animal (e-GTA) e de Origem de Produtos Vegetais (e-Origem); Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural; Primeiros Socorros – Trabalhadores em Serviços de Promoção e Apoio à Saúde; Artesanato em tear com lã de ovelha; Produção caseira de massas para congelamento; Turismo rural – produtos artesanais como recursos turísticos; Inclusão digital rural – iniciação à informática; Confeitaria; Qualidade do leite; Processamento de carne de frango; Floricultura – produção de flores e plantas ornamentais; entre outros.   

A lista completa de cursos, com informações sobre datas e locais, pode ser consultada no site: https://sistemafaesc.com.br/senar/agenda-de-treinamentos/. As inscrições estão disponíveis nos Sindicatos Rurais da sua região. 

Fonte: MB Comunicação 

Leave a Comment

Pular para o conteúdo