O agronegócio terá fortalecimento em Campos Novos com a construção da primeira indústria de etanol de Santa Catarina, que prevê a geração de mais de 100 empregos diretos. A Cooperativa Regional Agropecuária de Campos Novos (Copercampos) já iniciou a terraplanagem para a construção da usina. A estimativa é de que a indústria entre em operação até o final de 2026, com uma capacidade de produção de 3,7 milhões de litros de etanol hidratado e 32 milhões de litros de etanol anidro por ano. A planta será pioneira no Brasil ao adotar o modelo “flex”, com capacidade de transformar tanto milho quanto trigo em etanol.
A indústria também produzirá DDGs (grãos secos de destilaria com solúveis), um subproduto destinado à fabricação de rações, e será responsável pela geração de 15.000 MWh de energia por ano. A nova planta será em Campos Novos e terá integração com uma unidade de armazenagem da Copercampos, garantindo eficiência logística do transporte da matéria-prima até o processo de industrialização.
“Estamos dando início a este grande projeto da nossa indústria de etanol, pioneiro no estado. Com a terraplanagem em andamento, aceleraremos o processo de construção para que até 2026 a planta esteja em plena produção de etanol e subprodutos. Tenho certeza de que este projeto será um sucesso, valorizando o milho e o trigo da nossa região. Assim que a terraplanagem for concluída, iniciaremos a construção civil”, destaca o Gerente Industrial da Copercampos, Nelson Cruz.
Fonte: Copercampos