Lages, na serra catarinense, sediou o Seminário Regional da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Pecuária de Corte, na última sexta-feira (11). O evento lotou o auditório do Centro Serra reunindo mais de 1.100 pessoas entre produtores rurais, lideranças, técnicos e especialistas do setor. A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC) e Sindicatos Rurais.
O objetivo foi promover a troca de informações e atualização técnica com palestras e apresentação de caso de sucesso. O evento contou com a presença do presidente do Sistema Faesc/Senar José Zeferino Pedrozo, do presidente do Sindicato Rural de Lages e vice-presidente regional da Faesc Marcio Pamplona, do vice-presidente de finanças da Faesc Antônio Marcos Pagani de Souza, do superintendente do Senar/SC Gilmar Antônio Zanluchi, da coordenadora estadual da ATeG Paula Coimbra Nunes, além dos presidentes dos Sindicatos Rurais de outras regiões catarinenses, entre outras lideranças.
De acordo com o presidente Pedrozo, o seminário proporcionou um ambiente de aprendizado e troca de conhecimento, contribuindo para a melhoria da produção e da gestão dos negócios. “A ATeG é um serviço criado pelo Senar Nacional que foi implementado em Santa Catarina em 2016 e está trazendo resultados impactantes na cadeia produtiva da bovinocultura de corte. Esse encontro, com a participação de renomados participantes na área de gestão, manejo, melhoramento genético, e outros assuntos, consolida o trabalho realizado no dia a dia na propriedade. Queremos reconhecer e agradecer a participação expressiva dos produtores rurais”.
Pedrozo realçou, ainda, a satisfação pelos relatos positivos recebidos dos participantes. “Seguiremos prestando esse atendimento de qualidade com nossas equipes técnicas que são altamente preparadas para levar o que há de mais moderno em tecnologias para produção de gado de corte. Agradecemos ao Sindicato Rural e a Associação Rural de Lages e, em seu nome, aos demais Sindicatos Rurais que participaram do evento”, concluiu.
CASO DE SUCESSO
Entre os destaques do evento esteve a apresentação dos produtores Railson Pucci e Ruciele Pucci, acompanhados supervisor técnico Célio Castello de Souza e a técnica de campo Sthefany Fagundes Palavro.
Com propriedade situada em Campo Belo do Sul, os dois irmãos relataram sua trajetória e destacaram como a ATeG contribuiu para a evolução da propriedade. Eles ingressaram na ATeG em 2019 e, com a assistência das equipes técnicas, iniciaram um intenso trabalho com foco no planejamento de pastagens, Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), seleção e melhoramento genético de matrizes, bem como na gestão financeira da propriedade.
O melhoramento genético começou ainda em 2019 com 30 matrizes Angus e Ultrablack. Atualmente, a inseminação é feita com Aberdeen e Brangus e a estação de monta é de quatro meses. “Com mais de 100 matrizes em estação de monta, somente em 2023, a taxa de prenhez dos animais atingiu 96% e em 2024 chegou a 94,5%. Renovamos entre 15% e 20% do nosso plantel e implementamos genética própria e ultrassonografia de carcaça”, ressaltou Railson.
De acordo com os jovens, tudo isso se tornou realidade em razão da fé, força de vontade, união da família que não desistiu dos sonhos e por contarem com profissionais dedicados. “Somos gratos por tudo e principalmente à ATeG Senar”, concluiu Ruciele.
PALESTRAS
A programação incluiu apresentação do “Programa Novilho Precoce Catarinense” com Diego de Córdova Cucco e Flávia Klein (Cidasc), seguida pela abordagem do tema “Estrutura de rebanho e suas implicações produtivas e econômicas na pecuária de corte”, com o professor Júlio Barcelos (NESPro UFRGS). O evento também contou com palestra sobre “Gestão descomplicada: o caminho para o sucesso da pecuária”, com o palestrante Antonio Chaker Neto, além de abordagem do presidente do Núcleo Catarinense de Criadores de Angus Nelson Serpa e do gerente de fomento da Associação Brasileira de Angus Mateus Pivato sobre o desenvolvimento da raça.
Após o almoço, o público visitou a Expolages, onde o Sistema Faesc/Senar/Sindicatos contou com espaço para apresentar seus serviços.
ATEG PECUÁRIA DE CORTE
A ATeG Pecuária de Corte visa o aumento da produção, a evolução na produtividade e no nível de gestão, além do incremento da renda líquida das propriedades rurais. De 2016 a 2023 foram atendidas mais de 4.600 propriedades rurais no estado na cadeia produtiva da pecuária de corte.
Além do foco na gestão, a ATeG Bovinocultura de Corte contempla um programa de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). O objetivo é fazer com que o produtor tenha um ganho genético com inseminação por meio de sêmen de animais melhorados. No total, já foram inseminados mais de 180 mil animais.
Fonte MB Comunicação