Cooperativas catarinenses são reconhecidas como melhores empresas para trabalhar

Oito cooperativas catarinenses foram reconhecidas na 28ª edição do prêmio Great Place to Work (GPTW) como as Melhores Empresas Para Trabalhar em 2024. O reconhecimento é concedido às empresas que se destacam por seus altos índices de cultura de confiança, alto desempenho e inovação. Neste ano foram mais de 5 mil instituições inscritas, representando 3,2 milhões de funcionários. Para a classificação das empresas são realizadas duas etapas: uma pesquisa quantitativa com os colaboradores e a análise dos cinco pilares For All.

Na pesquisa, são consideradas as cinco dimensões que compõem a cultura de confiança: credibilidade dos líderes diante dos liderados; respeito no tratamento para com os colaboradores; imparcialidade dos líderes em relação aos membros do time; orgulho do colaborador em pertencer à empresa; e camaradagem entre indivíduos e equipes. Para obter o certificado GPTW, as empresas precisam alcançar ao menos 70% de avaliação positiva dos funcionários. 

A metodologia da premiação, chamada de For All, é composta por cinco pilares: inovação por todos, valores, confiança, efetividade da liderança e resultados do negócio. Essa abordagem propõe que a cultura de confiança, a liderança efetiva, o propósito e os valores alinhados geram um ambiente propício para que cada pessoa possa desenvolver o seu melhor. 

O cooperativismo catarinense foi reconhecido em três categorias: Grandes Empresas Nacionais – mais de 10 mil funcionários; Grandes Empresas Nacionais – de 1.000 a 9.999 funcionários; e Médias Empresas Nacionais – de 100 a 999 funcionários. Além disso, cooperativas de crédito do estado figuraram no ranking setorial “Instituições Financeiras – Cooperativas de Crédito Pequenas”. 

O Ranking GPTW no Brasil é realizado pela consultoria global Great Place to Work, em parceria com a Época Negócios e o Valor Econômico. 

Veja a seguir a lista das cooperativas catarinenses premiadas: 

Categoria Grandes Empresas Nacionais – 10.000 funcionários 

Categoria Grandes Empresas Nacionais – de 1.000 a 9.999 funcionários 

Categoria Médias Empresas Nacionais – de 100 a 999 funcionários 

Ranking Setorial – Instituições Financeiras – Cooperativas de Crédito Pequenas 

Fonte: Sistema Ocesc 

Leave a Comment

Pular para o conteúdo