A semana que passou foi marcada pela entrega da Comenda do Legislativo Catarinense, evento anual que a Assembleia Legislativa realiza no mês de novembro para destacar o trabalho coletivo de lideranças, pessoas ou entidades que se dedicaram à defesa de causas de interesse da comunidade em que estão inseridos. Cada um dos 40 deputados estaduais, no exercício do cargo ou em outros cargos, mas que são deputados, podem indicar um nome para receber a Comenda do Legislativo.
Neste ano de 2024, duas pessoas integrantes do cooperativismo foram homenageadas. Ivan Ramos, diretor executivo da Fecoagro, foi indicado pelo deputado Altair Silva; e Luiz Carlos Chiocca, presidente da Copercampos, de Campos Novos, foi indicado pelo deputado Nilso Berlanda.
“Desde a sua criação em 2008, a Comenda do Legislativo Catarinense, a maior honraria concedida pelo Parlamento, tornou-se um símbolo de valorização do interesse coletivo e do perfil democrático dessa Casa”. Essa afirmação é do presidente do Parlamento, deputado Mauro De Nadal. As pessoas e instituições receberam a honraria pelas ações relevantes e de destaque em Santa Catarina.
Instituída pela Resolução nº 002 de 2008, a Comenda unifica as homenagens concedidas pelo Parlamento Estadual e permite aos parlamentares reconhecer ações que tenham contribuído para tornar o Estado mais desenvolvido, justo e humano.
O deputado Altair Silva, que indicou o nome de Ivan Ramos, destacou as razões que o levaram a fazer essa indicação.
O agora comendador Ivan Ramos disse que recebeu a honraria com humildade, até mesmo porque nunca esperava esse destaque, por não ser um político, autoridade ou líder comunitário que merecesse destaque. Mas ficou grato ao deputado Altair Silva, que lembrou de um técnico que procura ter sensibilidade política ao tratar dos assuntos de interesse coletivo.
Disse entender que a referência foi muito mais pelo trabalho que desenvolve no cooperativismo e no agronegócio há mais de 50 anos do que por mérito pessoal. Repartiu a homenagem com todos os colaboradores e lideranças do cooperativismo e do agronegócio que sempre o apoiaram na execução dos trabalhos que lhe foram atribuídos.
Fonte: Fecoagro