O deputado estadual José Milton Scheffer, engenheiro agrônomo e ex-extensionista rural, atual presidente da Frencoop, usou a tribuna da Assembleia Legislativa Itinerante em Chapecó para criticar a lentidão do Estado na homologação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O parlamentar destacou que a situação afeta diretamente mais de 185 mil famílias rurais catarinenses, colocando em risco a regularização de suas propriedades e o acesso a políticas públicas essenciais para a continuidade da produção agrícola.
“Há 12 anos foi criado o CAR. Os agricultores cumpriram com todas as exigências, preencheram os dados solicitados pela legislação ambiental, fizeram a sua parte. Mas o Estado não faz a sua. Isso é inaceitável e precisa mudar imediatamente”, afirmou Zé Milton, ao ressaltar que, das 300 mil propriedades rurais de Santa Catarina, apenas 10 foram homologadas, deixando a grande maioria na ilegalidade, impossibilitada de acessar créditos e sob constante ameaça de penalizações ambientais.
A cobrança de Zé Milton ganha ainda mais relevância diante do desempenho exemplar dos agricultores catarinenses, que fizeram de Santa Catarina um estado líder em várias cadeias produtivas. “Somos líderes na produção de suínos, maçãs, cebolas e aves. O segundo maior produtor nacional de arroz e fumo, além de sermos referência em madeira e leite. Tudo isso, mesmo ocupando apenas 1% do território nacional. Esse sucesso se deve ao talento, competência e esforço dos nossos agricultores, que aproveitam cada metro de terra de forma sustentável, preservando 40% do nosso território”, destacou Zé Milton.
O deputado também elogiou o trabalho das cooperativas da região Oeste, como a Cooperativa Aurora, que em 2023 gerou R$ 24 bilhões em processamento de carnes, sendo R$ 2,3 bilhões revertidos em impostos para o estado. “Esses números mostram a força da agricultura catarinense, mas ela está ameaçada por conta da inércia do poder público. Não é justo que um setor tão produtivo e estratégico fique à mercê de um sistema que não funciona”, disparou. Zé Milton informou que está protocolando um requerimento na Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, convidando o secretário estadual de Meio Ambiente a comparecer à Casa para prestar esclarecimentos e apresentar um cronograma detalhado para a conclusão da homologação do CAR.
Segundo o deputado, a falta de ação do governo estadual coloca os agricultores em uma posição de vulnerabilidade que não condiz com a importância do setor para a economia catarinense. “Esses homens e mulheres acordam antes do sol nascer para cuidar de suas lavouras, garantir o alimento em nossas mesas e manter Santa Catarina como referência mundial em produção agrícola. Eles estão fazendo a parte deles, e o mínimo que o poder público deve fazer é garantir que o CAR seja homologado para que possam trabalhar com segurança e dignidade”, enfatizou o parlamentar.
Fonte: Fecoagro