Mais um grupo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de Bovinocultura de Leite encerrou com sucesso em Santa Catarina. Desta vez, a terceira turma de Dionísio Cerqueira comemorou os resultados em evento no mês de dezembro. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc/SC), em parceria com o Sindicato Rural do município. As atividades foram conduzidas pelo presidente do Sindicato Rural, Raul Luis Meier, pelo técnico de campo da ATeG Jonas S. Conte e pelo supervisor técnico Fernando Schneider. Durante o encontro, o presidente do Sindicato Rural comentou sobre os avanços das 23 propriedades atendidas, destacando que a iniciativa vem contribuiu significativamente para promover inovações no campo e fortalecer o empreendedorismo rural.
A ATeG Pecuária de Leite surgiu em 2016 visando oferecer ao produtor um modelo de adequação tecnológica associada à consultoria gerencial, que prioriza a gestão de forma eficiente e permite alcançar mudanças no ambiente das empresas rurais. “O objetivo é melhorar a produtividade, a rentabilidade e a sustentabilidade das propriedades leiteiras com assistência aos produtores”, explicou o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo.
A ATeG é um serviço gratuito oferecido aos produtores rurais pelo Senar/SC. Seu foco é a geração de renda, melhoria da produção e da gestão rural de forma educativa. Os produtores são acompanhados periodicamente por um técnico de campo durante 24 meses, tempo mínimo necessário para avaliar os resultados da aplicação da metodologia.
A iniciativa contribui para a evolução socioeconômica dos produtores, das famílias e da comunidade rural, além de promover a disseminação de tecnologias e práticas gerenciais para a produção de alimentos com respeito ao meio ambiente.
Santa Catarina atende 11 cadeias produtivas no Programa ATeG: agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura; ovinocultura de corte; piscicultura e turismo rural. O serviço tem como coordenadora estadual a profissional do Senar/SC Paula Coimbra Nunes e conta com o acompanhamento do superintendente Gilmar Antônio Zanluchi.
Fonte: MB Comunicação