O Departamento Regional de Criciúma já iniciou os trabalhos de coletas de produtos de origem vegetal, referentes ao cronograma do ano de 2025, do Programa Estadual de Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos que é executado em todo o Estado de Santa Catarina.
As coletas de amostras das mais diversas culturas são realizadas por amostragem, tanto em unidades de produção como no comércio, e visam monitorar a qualidade dos vegetais oriundos da produção convencional e orgânica produzidos em nosso estado e também os oriundos de outros estados.
Neste ano, o Programa Estadual de Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos, executado pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc-, analisará 850 amostras de produtos de origem vegetal em todo o estado de Santa Catarina.
Este trabalho, realizado pelos engenheiros-agrônomos e técnicos agrícolas, tem como objetivo promover o uso racional de insumos por parte dos produtores e assim, garantir a qualidade e segurança alimentar da população e preservar o meio ambiente.
A Cidasc executa o Programa Estadual de Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos desde 2010, quando os índices de conformidade das amostras analisadas giravam em torno dos 60%. Desde então, os resultados anuais têm evoluído positivamente, sendo que em 2024 este índice chegou a 85,96% de conformidade das amostras analisadas no Estado de Santa Catarina.
Fonte: Cidasc