Sicoob é elevado pelo BC e ‘sobe de divisão’ no sistema financeiro

O Sicoob foi promovido para a categoria S2 na segmentação do Banco Central para sistema financeiro nacional, que vai do S1 ao S5, dos maiores aos menores grupos financeiros.  

No S1 estão apenas as maiores instituições: ItaúCotação de Itaú Unibanco, Banco do BrasilCotação de Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BradescoCotação de Bradesco, SantanderCotação de Santander e BTGCotação de BTG Pactual. 

Essa segmentação de S1 a S5 foi adotada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 2017, para fins de aplicação proporcional da regulação prudencial.  

Para estar no S1 é preciso ter porte igual ou superior a 10% do PIB, ou exercer atividade internacional relevante. Já para ser classificado no S2 é preciso ter mais de 1% do PIB.  

Para subir para o S2, a instituição deve se enquadrar nos requisitos por três semestres consecutivos. 

De acordo com Rubens Rodrigues Filho, diretor de riscos e controles do Sicoob, o novo enquadramento reflete o avanço do cooperativismo financeiro no Brasil e a força do modelo de negócios do grupo.  

“Isso demonstra a solidez do nosso modelo de negócios, o crescimento contínuo da nossa base de cooperados e o reconhecimento da nossa contribuição para o desenvolvimento econômico e social do país”, comenta em nota. 

O Sicoob tem mais de 8,5 milhões de cooperados e está presente em todos os Estados, com mais de 4, 6 mil pontos de atendimento. É formado por 329 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo (Bancoob), além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. 

Se fosse considerado apenas o critério de 1% do PIB, outros grupos que estariam perto de subir do S3 para o S2 seriam Nubank e J.P. Morgan.  

Com a inclusão do Sicoob, agora o S2 tem nove integrantes, de acordo com o sistema IFData, do BC: XP e Sicredi, que subiram no ano passado, além de BNDES, Safra, Citi, BanrisulCotação de Banrisul, BV e Banco do Nordeste. 

Fonte: Valor Econômico 

Pular para o conteúdo