Por intermédio do cooperativismo e da promoção ao desenvolvimento econômico das comunidades onde atua e com responsabilidade socioambiental, a Cooperativa Agroindustrial de Jacinto Machado (Cooperja) participou pela quinta vez da Saitex – Feira Internacional da África do Sul. O maior evento de negócios multissetorial do continente africano aconteceu em Johanesburgo. A Cooperja foi um dos três empreendimentos selecionados pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), por meio de chamada pública, para compor o estande Brasil – Family Farming.
O diretor-presidente da entidade, Vanir Zanatta, destacou em entrevista na África do Sul que “Somos uma cooperativa com quase 50 anos de história, referência em agronegócio. Indústrias, lojas agropecuárias, postos de combustíveis e supermercados fazem a empresa ser sólida e empreendedora. O nosso segredo está na união entre os associados”. E acrescenta dizendo que a Cooperja deseja ser reconhecida como a melhor opção de negócios em todos os segmentos que atua.
Como a principal atividade da cooperativa é o arroz, a Cooperja apresentou na Saitex o arroz integral e o parboilizado branco, além das novidades, que ficam por conta da farinha de arroz e o arroz integral. Esta a primeira vez que os levam para as feiras.
Zanatta enfatiza “o maior objetivo da cooperativa é ampliar o número de clientes estendendo para mais países africanos nosso produto. E a Saitex é uma grande oportunidade. Por isso gostamos de participar todos os anos. Estar presente. Mostrar que somos sérios e queremos perpetuar os negócios”.
A feira internacional está na 25ª edição. Ao todo, foram mais de 320 expositores de 36 países. A participação da agricultura familiar brasileira em feiras setoriais como a Saitex contribui para a abertura de novos mercados no ambiente internacional e qualifica os empreendimentos e seus produtos à medida que conhecem a demanda do mercado externo. Por meio da participação dos empreendimentos é possível dar visibilidade às políticas públicas da agricultura familiar, gerar renda com novas exportações e, principalmente, agregar valor à produção.
O estande da agricultura familiar na Saitex promoveu as cooperativas e produtos brasileiros que têm capacidade de exportação. O público da feira é formado não só por países do continente africano, mas também da Ásia e Europa. Nas últimas edições, os produtos do Brasil foram negociados no mercado chinês e europeu.
Fonte: Assessoria de Comunicação Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário