Três projetos vinculados ao Sistema Faesc/Senar-SC vencem o Prêmio SC pela Educação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) estimula a aprendizagem de maneira harmônica, mudando a visão do homem sobre si mesmo e sobre o mundo em que ele vive. Nesse sentido, apoia e participa de iniciativas que estimulam a educação no campo como o Movimento SC pela Educação, do qual faz parte. Nessa semana o Movimento entregou o Prêmio SC pela Educação que reconheceu as iniciativas voltadas à elevação da escolaridade básica e qualificação profissional dos trabalhadores. O prêmio foi dividido em três categorias: Programa de Educação Coorporativa; Elevação da Escolaridade Básica do Trabalhador e Educação Profissional do Trabalhador. Das práticas premiadas três estão vinculadas ao Sistema Faesc/Senar-SC.

Pelo segundo ano, o Viveiro Florestal Duffatto foi premiado na categoria Programa de Educação Cooperativa como micro e pequena empresa. A prática vencedora “Meio Ambiente, Aprender Para Preservar” consiste em um sistema de interação entre a sociedade e os colaboradores, a partir de aulas práticas no viveiro, visando ampliar o conhecimento sobre o meio ambiente para aprender a preservá-lo. O curso realizado na sede do Viveiro, em Monte Castelo, dissemina conhecimento sobre a preservação ambiental e distribui mudas para o plantio e a melhoria do meio ambiente.

As outras práticas ligadas ao Sistema Faesc/Senar-SC premiadas foram na categoria Educação Profissional do Trabalhador com a Cooperativa Regional de Comercialização do Estremo Oeste, de São Miguel do Oeste, com a prática vencedora “Qualidade no Transporte do Leite”. A capacitação é realizada com material produzido pelo Senar/SC.

A segunda prática premiada na mesma categoria foi do Sindicato Rural de Araranguá por meio da Assistência Técnica e Gerencial em Fruticultura (ATeG). O sindicato, presidido por Rogério Pessi, atende produtores rurais, na cadeia de fruticultura, inseridos na região, possibilitando acesso ao modelo de assistência técnica, associada à consultoria gerencial à formação profissional rural, favorecendo o desenvolvimento profissional e a qualidade dos produtos oferecidos. A metodologia foi desenvolvida pelo Senar e conta com a adesão de 28 produtores rurais da fruticultura.

Fonte: MB Comunicação

Leave a Comment