Nova tabela de fretes é publicada no Diário Oficial da União

A tabela com os preços reajustados dos fretes foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira.  Os novos valores foram definidos depois de reunião entre integrantes do governo e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasilia.

O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou que os reajustes se basearam na variação de 13% no preço do diesel na refinaria, gerando média de aumento de 3% . A tabela considera o preço mínimo por quilômetro, eixo e carga transportada, além dos custos.

A ANTT informou que seria divulgada nova tabela, depois que a Petrobras anunciou o reajuste de 13% do preço do litro do óleo diesel nas refinarias. Definida, em maio por meio de medida provisória a tabela é resultado de uma negociação entre integrantes do governo, transportadoras e caminhoneiros. Porém, os valores são definidos pela ANTT.

A correção – que chega a ser de 6,24% em algumas rotas – busca adequar os valores da tabela prévia, em vigor desde o dia 30 de maio, frente aos aumentos de 10,6% a 14,4% nos preços de comercialização do óleo diesel verificado na última semana.  De acordo com a Lei 13.703/2018, a agência deve ajustar os valores da tabela sempre que o preço do óleo diesel apresentar variação superior a 10%. A tabela com os valores dos fretes por tipo de carga e tipo de caminhão, estão publicadas no Diário Oficial do dia  5 de setembro.

Fonte: Agência Brasil

Leave a Comment

Pular para o conteúdo