Já começou o processo de consulta pública na internet sobre as ações das empresas e organizações inscritas na oitava edição da Certificação e Prêmio de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa. A Fecoagro recebeu a comunicação da Comissão Julgadora, que teve seu projeto aceito em conformidade com as normas do edital.
Agora tem o espaço de consulta pública para o balanço possa ser questionado, se for o caso. Os interessados podem opinar sobre o trabalho social e ambiental realizado em 2017 pelas instituições envolvidas no processo de certificação. O balanço social fica disponível no site da Assembleia Legislativa para consulta até o dia 14 de outubro. Caso haja indicações de não conformidades com as informações declaradas sobre os itens socioeconômicos e ambientais apresentados, a Comissão Mista que conduz o processo notifica a organização inscrita para que preste esclarecimentos, sob pena de cancelamento da inscrição.
A Comissão Mista 2018, em cumprimento ao disposto no item 8 do Edital 2018, torna público o rol das empresas privadas, empresas públicas, sociedades de economia mista e organizações sem fins lucrativos, com a finalidade de dar conhecimento à sociedade e para receber manifestações na forma de denúncias, críticas, reclamações, dúvidas ou qualquer outra forma de opinião sobre os Balanços Sociais inscritos, durante 20 (vinte) dias ininterruptos, de 25/09/2018 a 14/10/2018.
O registro da manifestação, que estiver devidamente identificado com o nome e e-mail do responsável, resguardado o sigilo, será anexado ao processo de inscrição da organização e submetido ao Relator designado para análise, o qual deverá cientificar a inscrita sobre o fato ocorrido para, no prazo de 05 (cinco) dias, apresentar justificativas, sob pena de desabilitar a inscrição.
A Fecoagro já recebeu a certificação de empresa com Responsabilidade Social pelo segundo ano consecutivo.
“No balanço social a organização apresenta as informações contábeis e não contábeis do ano anterior, bem como todas as ações, programas e projetos desenvolvidos em 2017”, explicou a presidente da Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social, Elisângela Schappo.
Na fase de consulta pública, os balanços sociais inscritos serão submetidos à avaliação da sociedade. “A consulta pública garante a legitimidade, já que a sociedade dará o aval a todas as atividades que foram realizadas pela organização”, complementou Elisângela.
As organizações que obtiverem os melhores desempenhos avaliativos na Certificação de Responsabilidade Social, com base nas ações e projetos socioambientais desenvolvidos, serão premiadas com o Troféu Destaque SC. Os resultados do julgamento serão oficializados no dia 18 de outubro e a solenidade de premiação está prevista para o dia 3 de dezembro, na Assembleia Legislativa.
As entidades a seguir são aquelas que promovem a Certificação:
• Agência de Fomento de Santa Catarina (Badesc)
• Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc)
• Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc)
• Conselho Regional de Contabilidade (CRC)
• Federação Catarinense de Municípios (Fecam)
• Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc)
• Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio)
• Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc)
• Fórum Estadual das Microempresas (Fempe)
• Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (ICom)
• Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC).
Fonte: Agência Alesc/Fecoagro