Seguindo as orientações publicadas pela Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, as cooperativas de SC continuam orientando seus associados, empregados e familiares a respeito da eleição que acontecerá neste domingo em todo o País.
Além de orientar o que pode e o que não pode ser feito pelas cooperativas, a OCB está recomendando que os cooperativistas apoiem e elegem candidatos que são identificados com o setor cooperativista e com o agronegócio.
Em SC a orientação é de que os agricultores e cooperados de modo geral avaliem quais foram os políticos que já mostraram serviço em prol do setor sempre, e não em épocas de eleições.
As pessoas devem ter acompanhado pelo rádio e pelas mídias de modo que se dedicou as causas cooperativistas e ao agronegócio. Agora é a hora de retribuir esse trabalho. Nas cooperativas os dirigentes, os gerentes de filiais e técnicos sabem orientar o voto para quem tiver dúvidas.
Há necessidade de elegermos aqueles que entendem do nosso setor e sabem como auxiliar nas reinvindicações de interesse coletivo e não a pretensões particulares. Quem é ficha suja ou está com processos nas costas devem ser evitados. Mas antes precisa confirmar porque apenas acusações podem não ser verdadeiras. Essa orientação a OCB está recomendando em nível nacional, através da cartilha publicada, e distribuída em todas as cooperativas do Brasil. Segundo a OCB a participação democrática do associado, um dos diferenciais do cooperativismo em relação aos demais modelos de negócio, não se restringe apenas ao universo de uma cooperativa. Fazer parte do processo de escolha consciente dos responsáveis pela formulação de leis e políticas públicas no País constitui um dever de todos aqueles que já conhecem o valor da cooperação e se preocupam com o coletivo.
É por isso que a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) lançou a cartilha Cooperativismo e as Eleições 2018 e uma série de vídeos. O material, destinado a cooperados, seus familiares e, também, aos empregados das cooperativas, é um instrumento que mostra a importância do voto e da participação efetiva e responsável no processo eleitoral. Os vídeos poderão ser acessados diretamente na página preparada pela OCB para a divulgação de todo o material referente ao tema.
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, cada cooperado deve fazer desse dever cívico um direito, um espaço para ratificar o seu compromisso com um futuro diferente. “A partir do voto, escolheremos aqueles que irão nos representar nacionalmente e também em nosso Estado ou distrito, então, pesquisar sobre a vida política dos candidatos, o trabalho desenvolvido anteriormente, assim como sobre seu conhecimento e compromisso com o cooperativismo, é um dos pontos fundamentais para uma tomada de decisão responsável. E as cooperativas, com a realização de debates entre os políticos, podem contribuir diretamente para essa reflexão”, avalia Márcio Freitas.
Fonte: Sistema OCB/Fecoagro