Todos os anos as unidades da Fecoagro em Santa Catarina aderem ao movimento Outubro Rosa. A proposta, que envolve a matriz em Florianópolis e as filiais de Palmitos e São Francisco do Sul, é conscientizar sobre a importância do autoexame. Segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer, no Brasil, é identificado perto de 25% de novos casos todos os anos. E muitas mulheres colocam a vida em risco por não fazerem os exames.
O movimento desencadeado pela Fecoagro propõe uma reflexão sobre a necessidade de se cuidar e, principalmente, de se informar. Hoje, mulheres entre 50 e 65 anos precisam fazer a mamografia todos os anos. E para aquelas mulheres que estão em grupos de risco, o exame precisa ser feito a partir dos 35 anos.
As camisetas da campanha são adquiridas da AMUCC – Associação da Mulher Catarinense portadora de Câncer e da Rede Feminina de Combate ao Câncer, e distribuídas para todos os colaboradores que se vestem de rosa duas vezes por semana dando visibilidade ao movimento. O envio de mensagens direcionadas aos funcionários, palestra, entre outras atividades, fazem parte das ações coordenadas pela Fecoagro, visando a saúde e o bem estar dos colaboradores e familiares.
O mês de outubro foi instituído, ainda nos anos 90, como dedicado à prevenção do câncer de mama. A Fecoagro adere ao movimento desde 2014 reforçando seu papel de empresa com responsabilidade social, promovendo a valorização das pessoas, sendo este, um dos valores declarado em suas diretrizes.
Fonte: Fecoagro