Governo autoriza Conab a vender 100 mil toneladas de milho a pequenos criadores

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai poder vender até 100 mil toneladas extras de milho diretamente a pequenos criadores e agroindústrias por meio do Programa de Vendas em Balcão (ProVB).

A autorização foi concedida pelo Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (CIEP) em resolução datada de 15 de outubro e publicada na última quarta-feira (31).

A Conab já vendeu neste ano, por meio do programa, outras 200 mil toneladas de milho. A oferta extra se fez necessária, segundo a companhia, por conta do desabastecimento provocado pela greve dos caminhoneiros e também pelo aumento da procura devido ao agravamento da seca no Nordeste. Com a falta de chuvas, houve quebra de safra e aumento dos preços nos mercados locais.

A compra está limitada a 10 toneladas por mês para beneficiários das regiões Nordeste e Norte e a 14 toneladas por mês para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. O preço para venda será baseado nos valores do mercado atacadista local.

A Conab afirma que programou novas operações de frete para dar continuidade ao abastecimento de milho no País, priorizando as regiões com forte demanda ou com estoques reduzidos.

O Programa de Venda Direta no Balcão visa abastecer os criadores rurais de pequeno porte e a micro agroindústrias com produtos agrícolas sob gestão da Conab por meio de vendas diretas, a preços compatíveis com os praticados em pregões públicos ou com os dos mercados atacadistas locais.

Fonte: Faesc

 

Leave a Comment

Pular para o conteúdo