Criadas com base na colaboração e foco na prosperidade do cidadão, as cooperativas de crédito têm agora a oportunidade de mostrar seus programas e ações que fortalecem o bem-estar de toda a sociedade. Dezenas de projetos de cunho social, financeiro e ambiental concorreram ao 5º Prêmio Concred Verde, que irá anunciar os ganhadores durante o 12º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito, a ser realizado de 21 a 23 de novembro, em Florianópolis. Duas cooperativas do Sistema Sicoob SC/RS estão entre as selecionadas: Sicoob Credija e Sicoob Credicaru.
A premiação reúne três categorias e reconhece as iniciativas inovadoras e eficazes que trazem impacto positivo nas comunidades onde foram implantadas. A Comissão Julgadora já se reuniu e divulgou a lista das cooperativas selecionadas, por categoria: Harmonia Social – Sicoob Credichapada, Sicoob Credisul e Cresol Santa Lúcia; Economia Funcional – Sicoob Credijustra, Sicoob Copermec e Barracred Cosan, e Equilíbrio Ambiental – Sicoob Credija, Sicoob Credisul e Sicoob Credicaru.
Para o gestor de Projetos Ambientais e coordenador do Instituto Oksigeno, Robert de Andrade, os projetos inscritos neste ano destacam-se pela qualidade.
Os concorrentes foram avaliados por uma comissão multidisciplinar, que considerou, entre vários critérios técnicos, a veracidade das informações, a adoção dos princípios do cooperativismo, a qualidade de cada ação, a sua continuidade e concretude.
O Concred Verde avalia e premia os melhores projetos das áreas educacional, de voluntariado, cultural, esportivo ou outras atividades que melhoram a qualidade de vida da comunidade dentro da categoria Harmonia Social. Já as ações que potencializam a economia comunitária, ajudando a vida financeira de seus usuários, concorrem ao prêmio na categoria Economia Funcional. E os programas voltados para o desenvolvimento e consciência ambiental se enquadram na categoria Equilíbrio Ambiental.
Fonte: MBertelli Comunicação