Delegação do Sicoob SC/RS participa do intercâmbio Expedição Cone Sul

Uma delegação da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), integrada por 10 pessoas – quatro do Sicoob SC/RS –, participaram em outubro da Expedição Cone Sul – Cooperativismo Financeiro, que passou por Chile, Uruguai e Argentina. A viagem faz parte do projeto de intercâmbio da Confebras, em parceria com o Instituto Nacional de Cooperativismo (Inacoop).

Na visita ao Inacoop, em Montevidéu, no Uruguai, a diretora Administrativa do Sicoob Central SC/RS, Elisete Cavalieri, fez uma apresentação sobre o Sistema Sicoob SC/RS. “As cooperativas daquele país querem criar uma Central e detalhei um pouco sobre como atuamos e a forma de trabalho da nossa auditoria”. Wilson Arrabar, secretário do Conselho de Administração do Sicoob Canoinhas falou sobre a sua cooperativa.

Segundo Elisete Cavalieri, “o que chamou a atenção foi constatar que no Uruguai há uma lei que permite a criação de bancos cooperativos que podem associar pessoas físicas e jurídicas diretamente, o que permite, por questões de escala, trabalhar com associados de maior porte”. A diretora do Sicoob SC/RS informou que em todas as visitas, um ponto em comum foi a preocupação em conquistar o público jovem e ampliar o conhecimento do cooperativismo de crédito.

A programação incluiu visita à Coopeuch, considerada a maior cooperativa de crédito do Chile e uma das mais importantes da América Latina; à Câmara Uruguaia de Cooperativa de Poupança e Capitalização de Empréstimo; ao Banco Credicoop – União Nacional de Caixas Rurais, da Argentina; à Facc – Federação Argentina de Cooperativas de Crédito; à Cabal, uma das principais bandeiras de cartão, presente em 99% dos municípios brasileiros e que atua também na Argentina, Uruguai, Paraguai e em Cuba. Durante a viagem fizeram apresentações representantes da Federação Chilena de Cooperativas de Crédito (Fecrecoop) e da Confederação Uruguaia de Entidades Cooperativas (Cudecoop).

O Inacoop foi criado em 2008 para propor, assessorar e executar a política nacional do cooperativismo no Uruguai. Tem por objetivo promover o desenvolvimento econômico, social e cultural do setor cooperativo e sua inclusão no desenvolvimento do país.

​A entidade conta com ferramentas fundamentais para executar seu trabalho, como o Fundo de Promoção e Educação (Fomcoop) e um Fundo Rotatório Especial (Frecoop) para financiar projetos destinados ao desenvolvimento cooperativo.

Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa

Leave a Comment

Pular para o conteúdo