Nove escolas de Santa Catarina serão homenageadas

O cooperativismo é um modelo econômico que mostra ao mundo a importância do trabalho coletivo em prol de um objetivo em comum. É por isso que os Sistemas OCB e OCESC irão homenagear o trabalho de nove escolas de Santa Catarina, parceiras do Sicoob Creditapiranga, que levou o primeiro lugar na categoria Cooperjovem, do Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano, realizado no ano passado. A ideia é reconhecer, publicamente, o empenho das escolas em contribuir com a disseminação dos valores cooperativistas e com o fortalecimento da cultura da cooperação.

O evento que ocorre na próxima quinta feria,  dia 21, no município de Itapiranga, interior catarinense, faz parte da premiação recebida pela cooperativa, por ser parceira na operacionalização do Cooperjovem.  Além da equipe do Sicoob Creditapiranga, são esperados alunos das escolas que ofertam o Programa Cooperjovem: crianças do Ensino Fundamental, com idades entre seis e 14 anos, pais, professores e funcionários das escolas, cooperativas e instituições parceiras, como Secretarias de Educação e Prefeituras.

Já estão confirmadas as presenças do superintendente do Sescoop, Renato Nobile, do presidente do Sescoop/SC, Luiz Suzin, do superintende do Sescoop/SC, Neivo Panho, do presidente do Sicoob Creditapiranga, José Adalberto Michels, e, ainda, do coordenador do programa Cooperjovem na cooperativa, Gilvane Kern. “A essência do Cooperjovem é estimular o trabalho colaborativo entre a comunidade escolar, escolas, cooperativas e demais parceiros com atividades baseadas nos princípios e valores do cooperativismo.

Os Sistemas OCB e OCESC, com destaque para o trabalho do Sescoop/SC, o Sicoob Creditapiranga e as escolas premiadas trabalham para isso: disseminar a cultura da cooperação”, comentou Geâne Ferreira, gerente de Desenvolvimento Social de Cooperativas da unidade nacional do Sescoop.

O Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano é uma iniciativa do Sistema OCB. A intenção é reconhecer as boas práticas de cooperativas brasileiras que tenham benefícios comprovados aos seus cooperados e à comunidade onde estão inseridas.

Ao todo, são sete categorias: comunicação e difusão do cooperativismo, cooperativa cidadã, desenvolvimento sustentável, fidelização, inovação e tecnologia, intercooperação e, claro, Cooperjovem, grande novidade da última edição.

O Sicoob Creditapiranga ficou em primeiro lugar por desenvolver o Cooperjovem seguindo as boas práticas de implantação e acompanhamento do programa. Além de ter alcançado resultados efetivos em relação à abrangência, as ações desenvolvidas pela cooperativa podem facilmente ser replicadas e, assim, servirem de exemplo a outras.

Fonte: Ocesc

Leave a Comment