O grupo mato-grossense O+ Participações e a multinacional paraguaia Inpasa oficializaram uma parceria na planta da Ethanol Bionergia, em Nova Mutum (238 km de Cuiabá-MT), tornando-se um dos maiores players do segmento no país. A sociedade dos dois grandes grupos econômicos vai dobrar a capacidade de produção da usina de etanol de milho antes prevista no município, podendo chegar a 800 milhões de litros por ano. De acordo com informações, as obras iniciam de imediato e a indústria deve entrar em operação no segundo semestre de 2020.
A parceria foi assinada pelos diretores-presidentes da O+ Participações, Ramiro Azambuja, e José Odvar Lopes, da Inpasa, respectivamente, durante entrevista coletiva na Prefeitura Municipal de Nova Mutum. O total de investimento gira em torno de 800 milhões de reais, com a abertura de milhares de empregos diretos e indiretos na região, geração de renda e movimento da economia local.
O projeto da Ethanol Bionergia está com as etapas de execução bastante adiantadas, como terreno, licenças ambientais aprovadas desde o ano passado e equipamentos contratados. “A parceria já nasce grande e forte, tendo em vista o histórico das duas empresas. É um movimento estratégico que promete mudar a indústria de etanol de milho em Mato Grosso e no Brasil, nos próximos anos”, afirmou Azambuja.
A planta da Ethanol Bionergia produzirá ainda 9.200 toneladas de óleo de milho por ano, farelos com altos teores de fibra e proteína para ração animal (DDGS e DDG) e energia elétrica com a biomassa utilizada nas caldeiras. O ganho também será para o Estado, com a arrecadação prevista de R$ 60 milhões por ano de ICMS.
Será mais uma demandadora de milho do Centro-Oeste, reduzindo as ofertas do grão o para o Sul do país.
Fonte: Expresso MT