Cooperitaipu traz workshop “Afiando os machados: como preparar-se para os desafios da suinocultura atual”

Pensando no futuro da cadeia produtiva de suínos, seus desafios e oportunidades, o departamento técnico da Cooperativa Regional Itaipu, através do coordenador da Área de Suínos, Daniel Simon, promoveu um treinamento intensivo com os técnicos da área.

Com a baixa nos plantéis de suínos da Ásia, principalmente da China, o Brasil tem agora a possibilidade de exportar mais carne suína. No entanto, para aproveitar essa oportunidade a produção deve seguir certos protocolos para que o objetivo seja alcançado.

Para tanto, a Aurora e suas cooperativas filiadas com a Embrapa, estão desenvolvendo o projeto “Leitão Ideal”. Atividade faz parte do processo de melhoria contínua da cadeia produtiva e dá sequência ao projeto suíno ideal. O coordenador do programa dentro da Aurora, Sandro Treméa, explica que “somente se consegue um suíno ideal no abate se tivermos um leitão ideal para a terminação (engorda)”. A Cooperitaipu faz parte do programa desde o início, em 2010.

Dentro do projeto “Leitão Ideal” é aplicada a metodologia criada pela Agriness Academy chamada de PENSAMENTO+1. Metodologia de gestão criada especialmente para acelerar a produtividade de uma granja de suínos. São transferidos conhecimentos, técnicas e ferramentas de gestão, uso de informação e liderança de pessoas.

Para disponibilizar ferramentas altamente eficazes aos técnicos da área de suínos, que poderão aplicá-las conforme a necessidade junto aos integrados, a Cooperitaipu trouxe, através do Sescoop, o sócio e instrutor da Academia Agriness, Junior Salvador, com o Workshop: “Como preparar-se para os desafios da suinocultura atual”.

Participantes aprenderam técnicas para trabalhar com pessoas e informação e adquiriram ferramentas práticas que ajudarão a granja a atingir um melhor nível de produtividade. Conforme Junior, “o mercado é globalizado e competitivo; quem não estiver inserido neste processo de melhoria contínua estará num processo de exclusão”.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cooperitaipu

Leave a Comment

Pular para o conteúdo